O programa Alfabetiza Piauí, da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), superou a marca de 10 mil matrículas realizadas, um mês após o seu lançamento. Na próxima quinta-feira (11/07), a Seduc vai realizar o “Dia D” do Alfabetiza Piauí, com a realização de ações de busca ativa. O programa tem por meta dar oportunidade e incentivo a jovens, adultos e idosos que não foram alfabetizados anteriormente.

Governo do Estado pretende contemplar 100 mil piauienses do analfabetismo até 2026. O Alfabetiza Piauí oferece aulas presenciais em 510 turmas. Os interessados, precisam ter pelo menos 15 anos de idade, e podem se dirigir a um dos pontos de matrícula ou a uma unidade da rede estadual de ensino com oferta do EJA, portando o documento de identidade, o CPF e o comprovante de residência. Em Parnaíba, as matrículas são feitas da Escola Jonas Correia, no Bairro São Benedito, e são duas turmas com no mínimo 12 pessoas.

Na realização do “Dia D” as Gerências Regionais de Educação (GREs) buscam alcançar a meta de doze mil e quinhentas matrículas efetivadas, para o primeiro quadrimestre do programa. A meta do Governo do Estado é retirar 100 mil piauienses do analfabetismo até 2026. O programa oferece uma bolsa de R$ 600,00 pela participação e a permanência nas 300 horas de aulas, em seis meses. O pagamento ocorrerá em três fases, sendo o primeiro repasse após a confirmação da matrícula; O segundo repasse será após três meses de aulas, mediante comprovação de frequência mínima de 75% e participação nos testes; já o terceiro repasse será concedido após a certificação do estudante alfabetizado e sua matrícula na etapa seguinte da EJA Seduc, completando o valor de R$ 600,00.