Os diretores da Companhia Administradora da ZPE Parnaíba, Dinarte Porto e Márcio Gomes, reuniram na quarta-feira (24) com o delegado da Receita Federal, João Batista Barros, e o auditor fiscal Antônio Luis. O encontro foi uma retomada nas conversações entre os órgãos para o alfandegamento da área da Zona de Processamento de Exportação de Parnaíba.

O diretor técnico executivo, Dinarte Porto, explicou que a ZPE está empenhada em estreitar as relações com a Receita Federal, pois o processo de alfandegamento é detalhista e rigoroso. “Queremos que a obra e o alfandegamento da área estejam avançando paralelamente, para que em 2013 quando a construção estiver concluída a ZPE Parnaíba esteja apta a entrar em operação”, esclareceu.

Durante a reunião, os diretores da Companhia explicaram as medidas que estão sendo tomadas para cumprir as normas da Receita Federal, como a licitação de câmeras de vídeo, de sistema de controle e segurança, que são equipamentos necessários para o alfandegamento. Outra ação é o contato com a empresa Softway, a única credenciada pela Receita Federal com sistema informatizado apta a realizar os controles exigidos para as Zonas de Processamento de Exportação.

O delegado João Batista Barros firmou o compromisso de articular a vinda da Comissão de Alfandegamento, que funciona na Superintendência da Receita Federal no Ceará. “Marcaremos uma reunião para logo, entre a ZPE e a Comissão, pois com essa proximidade entre os órgãos, o alfandegamento pode avançar mais rapidamente. A Receita Federal está à disposição para reponder os questionamentos que surgirem e ajudar no que for possível”, frisou.

No país, a ZPE do Acre é única que está alfandegada. No início do mês o presidente da ZPE Parnaíba, Mirocles Veras e Dinarte Porto visitaram o empreendimento e puderam trocar informações e experiências.