Alimentação em festas de fim do ano requer cautela, alerta especialista
Ceia de natal, bebidas e festas, tudo isso reunido no mês de festivo de dezembro. Com a proximidade do período do Natal e Réveillon, muitas pessoas costumam sair da rotina e consumir calorias extras nas solenidades em família e com amigos.
Especialistas recomendam cautela e cuidados para não exagerarem no consumo de alimentos e manter uma alimentação equilibrada de carnes brancas, magras e saladas verdes.
“Nessa época de fim de ano, muitas famílias costumam realizar banquetes e com variados tipos de alimentação. Normalmente a alimentação natalina acontece à noite, então o recomendado é ser feita uma refeição leve à base de carnes brancas e magras, saladas verdes e frutas. Além disso, a nossa orientação é que as pessoas aumentem o consumo de aves, peixes e frutas ricas em água, como morango, pêssego, abacaxi, melancia, dentre outros. Estes alimentos possuem fatores nutritivos e que contribuem bastante para um corpo mais saudável”, orienta a nutricionista Silvia Fernanda.
Além de melhorar a qualidade da ceia, algumas substituições podem torná-la um um pouco mais barata. A especialista cita ainda algumas substituições alimentares que podem ser feitas por produtos mais em conta nos supermercados.
“Diante dos altos preços, que geralmente, aumentam nesse período festivo, algumas substituições podem ser feitas para que as famílias continuem possuindo uma alimentação equilibrada e acessível. Uma delas é a substituição do peru por frango e as castanhas, amêndoas e nozes por frutas da época. Boas opções e mais acessíveis. Desejo a todos boas festas e que se alimentem bem”, finaliza.