Estudantes do Centro Educacional Miranda Osório realizaram uma exposição de arte e ciências que visou despertar nos estudantes o interesse pela preservação do meio ambiente através do reaproveitamento de material reciclado.

Na última sexta-feira (25/11), foram realizados pelo SESC Centro Educacional Miranda Osório a II Feira de Ciências e I Expoarte, onde os alunos puderam expor em praça pública alguns projetos que envolvem criatividade e tecnologia feitos a partir de material reciclável.

“Os nossos alunos fizeram todo um trabalho durante o ano letivo de 2022, que culminou em todos esses trabalhos que estão aqui expostos para a sociedade conhecer, para a comunidade local viver e descobrir o que eles descobriram através dos estudos”, disse a diretora do Centro Educacional, Nathalia Barbosa.

Quem estava empolgado com a feira de ciências era João Gabriel, de 13 anos. Ele, com a ajuda de seus professores e colegas, desenvolveu este boné com um sensor que auxilia pessoas com deficiência visual.

A professora de robótica, Claudirene Araújo, destacou sobre a importância da realização do evento com os alunos do Centro Educacional, onde eles colocam em prática tudo que foi aprendido em sala de aula. “No final do ano a gente tem um produto final, que é a apresentação, a exposição desses projetos, que a gente vê agora como mini projetos, só que eles podem se expandir, dependendo a temática de cada um. Aí são temas que a gente vê a sustentabilidade, vê a tecnologia, vê o meio ambiente”, disse.

“A questão da robótica inserida nesse evento, ela vem para trazer a tecnologia para a realidade desses alunos, como uma tecnologia que pode ser aproveitada em vários setores […] Tudo isso aí cumula para que o aluno consiga entender que a tecnologia não é somente usar um telefone, usar um tablet, então tem um sentido por trás daquilo, que faz com que isso seja bem aproveitado em outras áreas.”, explicou Pedro Alves, professor de matemática.

I Expoarte

Aliado à Feira de Ciências, a I Expoarte levou os alunos a imergirem ainda mais em sua criatividade para transformar material reciclável em trabalhos artísticos. “A arte e sustentabilidade; a relação das duas que você pode mudar o seu ambiente através da arte reaproveitando materiais reciclados, vários materiais, como vidro, papelão, plástico”

A arte utilizando materiais reciclados foi bastante prestigiada pelas pessoas que passavam pela praça.