No período de 19 a 21 de outubro, alunos e professores de cinco campus do IFPI, participaram da 2ª fase da I Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF), realizada no campus Muzambinho do IFSULDEMINAS.

ifpia1

No total, participaram 150 campus de todo o Brasil: 12.300 alunos inscritos na 1ª, 347 alunos convidados para a 2ª fase e 255 que fizeram a prova da 2ª fase e participaram do evento. Destes, 8 alunos representando o IFPI.

 “A segunda fase da OMIF foi um evento muito produtivo para mim, pois além de conhecer um Campus de Instituto Federal excelente e gigantesco, fiz amizades com pessoas de outros campus do meu estado e de outras regiões do país e participei de alguns minicursos que com certeza me trouxeram mais conhecimento. Espero que a OMIF cresça cada vez mais e que a edição do próximo ano seja tão grande quanto a desse ano, pois é um evento que promove o intercâmbio cultural entre alunos e professores de Institutos Federais de várias regiões do país e, além disso, faz com que aumente nos interesse pelo estudo da Matemática e participação em competições científicas”, falou Mateus Pacheco Uchoa, do Campus Pedro II, que levou para casa medalha de bronze.

A olimpíada também premiou a aluna Karine Ribeiro da Silva (Campus São João) com medalha de menção honrosa e os demais alunos do IFPI, que receberam medalhas de participação. São eles: Darlan da Silva Costa Velozo e Francisco Eduardo Carvalho Costa (campus Angical), Franciele Pereira Chagas(Campus Valença), Juliano Da Silva Farias e Manoel Eric Nascimento de Oliveira (Campus Parnaíba) e Pâmela Stéfane Rodrigues Coelho (campus São João do Piauí).

O evento que uniu toda a rede federal foi uma experiência i proporcionada a alunos e professores de todo o Brasil, na qual, além das provas da segunda fase, aconteceram palestras, oficinas, mostra de jogos, minicursos, reunião com todos os coordenadores locais e professores, além de momentos de confraternização, troca de experiências, interação e aprendizado.

Sobre a OMIF

A OMIF é uma competição internacional voltada para alunos do ensino técnico integrado ao ensino médio das instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica Brasileira e para alunos de escolas do exterior do ensino técnico de nível médio compatível.

Realizada em duas etapas: a primeira na escola do candidato e a segunda em um campus da rede federal de educação profissional e tecnológica brasileira a ser definido cada ano para sediar a olimpíada no ano subsequente. No primeiro ano, a OMIF se realizou no IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, idealizador da olimpíada.

O projeto nasceu no “Biênio da Matemática 2017-2018 Gomes de Sousa”, uma lei instituída como parte da Agenda Positiva do ensino, pesquisa e inovação no país, cujo tema principal é “A Matemática está em tudo” e faz parte dos eventos comemorativos dos 10 anos da criação dos Institutos Federais brasileiros.

A ação tem por objetivo estimular o interesse pela Matemática, suprir déficits no aprendizado do ensino fundamental, melhorar o desempenho dos alunos na escola e promover a interação de culturas diversas, aproximando alunos de estados e países diferentes com um propósito comum: aprender a gostar da Matemática.

Fonte: IFPI