Dois alunos da Escola Municipal Frei Higino se destacaram na XVII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) deste ano. Francisco Junior dos Santos Lima e Maria Eduarda de Araujo Pinho, do primeiro ano, ganharam medalhas de bronze nessa primeira participação da escola.

A OBA é uma olimpíada que acontece desde 1998 e tem como objetivo a construção de conhecimentos a respeito do universo. Durante um período estipulado pela organização da olimpíada, os alunos passaram por avaliações acompanhadas pelo professor na própria escola, enviando posteriormente à comissão executiva. Neste ano 92 inscritos de Parnaíba participaram da OBA, destacando-se os alunos da Escola Frei Higino como únicos medalhistas da rede pública.

A olimpíada é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira  e pela Agência Espacial Brasileira, com recursos principalmente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

O professor Hermogenes Barros Silva, responsável pela participação dos alunos na OBA, destaca a satisfação da escola em destacar dois alunos medalhistas logo na primeira vez em que participam. Para o professor essas medalhas representam a soma de esforços e um trabalho conjunto realizado entre alunos e professores.

Ainda de acordo com o professor, a comunidade escolar sente-se orgulhosa da escola, acreditando que estão no caminho certo para a formação de cidadãos parnaibanos. Os alunos passaram por atividades lúdicas com base nos conteúdos propostos pela olimpíada, onde os professores trabalharam com vídeos e outros recursos, contribuindo para que os participantes construíssem e aprimorassem seus conhecimentos.

Fonte: Ascom