A meta no Estado é vacinar 47 mil mulheres, para que o recém-nascido não adquira a DTPA, popularmente conhecida como Coqueluche
A meta no Estado é vacinar 47 mil mulheres, para que o recém-nascido não adquira a DTPA, popularmente conhecida como Coqueluche

A vacina DTPA, que previne a coqueluche, agora está disponível pelo SUS para as grávidas de todo o país. No Piauí, as vacinas já chegaram e foram distribuídas pela Secretaria de Saúde para as regionais do Estado. O público-alvo para imunização é composto por 47,9 mil gestantes. O Ministério da Saúde repassou para o estado 15 mil doses da vacina e, partir deste mês, passará a enviar cota mensal com 5 mil unidades da vacina.

A meta no Estado é imunizar 47 mil mulheres a fim de evitar que o recém-nascido adquira a DTPA, popularmente conhecida como coqueluche. “Não se trata de uma campanha. A vacina fará parte da rotina de imunização que toda gestante deve ter”, explica a coordenadora estadual de Imunização, Doralice Lopes.

A vacina deve ser aplicada em, no máximo, 20 dias antes do parto. Profissionais de saúde que trabalham em UTIs neonatais ou maternidades também receberão a dose. O Ministério da Saúde pretende vacinar 480 mil gestantes em todo o país. Em 2015, a previsão é de que 2,9 milhões de mães estejam imunizadas.

Fonte: CCom