Foto: Divulgação

A presidente Dilma Rousseff (PT) seria reeleita no primeiro turno para a Presidência da República no Piauí no cenário mais provável da disputa com 50,84% das intenções de voto estimuladas, revela pesquisa realizada nos dias 2 a 5 de agosto pelo Instituto Piauiense de Opinião Pública (Amostragem), encomendada pelo Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte.

No segundo lugar está a ex-senadora do Acre, Marina Silva (Rede), com 16,45% das intenções de voto estimuladas.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa (sem partido), está em terceiro lugar com 8,18% das intenções de voto estimuladas.

O senador mineiro Aécio Neves, eventual candidato do PSDB à Presidência da República, tem 7,04% das intenções de voto estimuladas; e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), eventual candidato à Presidência, tem 3,61% das intenções de voto.

Os eleitores que querem votar em branco ou nulo somam 7,74% do total de entrevistados e os indecisos equivalem a 6,16%.

A pesquisa do Instituto Amostragem foi aplicada com 1.137 eleitores com 16 ou mais anos de idade residentes e com domicílio eleitoral nos municípios 43 pesquisados.

A amostragem é não aleatória por cotas de sexo, faixa etária, grau de instrução, classe de renda, microrregião e municípios e foram feitas entrevistas domiciliares e individuais nos seguintes municípios: Baixo Parnaíba Piauiense (Piripiri, Barras, Esperantina, Matias Olímpio); Litoral Piauiense (Parnaíba, Luís Correia, Cocal); Teresina (Teresina, União, Altos, Monsenhor Gil); Campo Maior (Campo Maior, Pedro II, Castelo do Piauí, Capitão de Campos); Médio Parnaíba Piauiense (Amarante, Regeneração, Jardim do Mulato); Valença do Piauí (Valença do Piauí, Elesbão Veloso, Francinópolis); Alto Parnaíba Piauiense (Uruçuí, Ribeiro Gonçalves); Bertolínia (Colônia do Gurgueia, Landri Sales, Eliseu Martins); Floriano (Floriano, São Francisco do Piauí); Alto Médio Gurgueia (Bom Jesus, Redenção do Gurgueia); São Raimundo Nonato (São Raimundo Nonato, Anísio de Abreu); Chapadas do Extremo Sul Piauiense (Corrente, Cristalândia do Piauí); Picos (Picos, Oeiras, Colônia do Piauí); Pio IX (Pio IX, Alegrete do Piauí); Alto Médio Canindé (Paulistana, São João do Piauí, Jaicós, Isaías Coelho).

Em amostragem casual, para um nível de confiança de 95% este tamanho de amostra (1.137 eleitores) permite erro de até 2,85% para mais ou para menos, informou o presidente do Instituto Amostragem, estatístico e professor de bioestatística do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Piauí (Ufpi), João Batista Mendes Teles.

Dilma teria 48,46% em disputa com José Serra

Na pesquisa do Instituto Amostragem quando o candidato tucano à Presidência não é Aécio Neves, mas o ex-governador de São Paulo José Serra, no Piauí Dilma Rousseff alcança 48,46% das intenções de votos dos eleitores do Piauí. José Serra tem 12,40% das intenções de voto, logo atrás de Marina Silva, que tem 16,09% das intenções de voto. Eduardo Campos fica com 3,61% da preferência dos eleitores piauiense.

O ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), que não é filiado a nenhum partido e declara não ter intenção de ser candidato a Presidência da República, tem 8,18% nas intenções de voto estimuladas entre os eleitores do Piauí. Os eleitores indecisos representam 5,01% dos entrevistados na pesquisa Amostragem e os que querem anular seus votos ou votar em branco somam 6,24%.

Lula seria eleito presidente com 63,59%

Se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fosse candidato à Presidência da República nas eleições de 2014, no Piauí ele seria eleito no primeiro turno com 63,59% dos votos, aponta pesquisa realizada pelo Instituto Piauiense de Opinião Pública (Amostragem) feita nos dias 2 a 5 de agosto, encomendada pelo Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte.

Nesse cenário, Marina Silva se mantém em segundo lugar com 12,14% das intenções de voto estimuladas. Joaquim Barbosa, o presidente do STF (Supremo Tribunal Fede- ral), tem 6,60% das intenções de voto estimuladas.

O senador Aécio Neves tem 5,36% das intenções de voto e Eduardo Campos 2,64% das intenções de voto. Os eleitores que pretendem votar em branco ou nulo somam 5,28% e os eleitores indecisos são 4,40%.

Quando o nome de Aécio Neves é substituído por José Serra, Lula também seria eleito no primeiro turno no Piauí com 60,60%. Marina Silva ficaria em segundo lugar com 11,96%, seguida de José Serra que ficaria com 10,29% da preferência dos eleitores piauienses. Nesse quadro, o ministro Joaquim Barbosa ficaria com 6,16% e Eduardo Campos.

Dilma tem 23,57% no voto espontâneo

A pesquisa do Instituto Amostragem e Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte mostra que a presidente Dilma Rousseff (PT) tem 23,57% das intenções de voto espontâneas (quando os eleitores manifestam os candidatos em quem querem votar sem apresentação de nomes estimulados pelos entrevistadores) para sua reeleições nas eleições gerais de 2014.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem 10,38% das intenções de voto espontâneas; Marina Silva tem 2,64% das intenções de voto para a Presidência da República e o senador mineiro Aécio Neves tem 1,93% das intenções de voto espontâneas.

A pesquisa revela que 52,15% dos eleitores piauienses espontaneamente não sabem ou não opinam em quem votar para a Presidência da República nas eleições de 2014. 3,61% dos eleitores declaram que irão votar em branco ou anular seus votos.

Os eleitores piauienses apontaram que tinham intenção em votar em políticos locais para a Presidência da República como o senador petista Wellington Dias (0,09%), o ex-prefeito de Teresina e tucano Sílvio Mendes (0,18%) e o secretário estadual de Segurança Pública Robert Rios Magalhães (0,09%).

O ex-governador paulista José Serra tem a preferência espontânea de 2,11% dos eleitores piauienses e o governador pernambucano Eduardo Campos tem 0,88% das intenções de voto espontâneas dos eleitores piauienses.

Fonte: meinorte.com