O zelo pela criação, pelos seres vivos foi o motivo para a tradicional Celebração Eucarística da benção dos animais, realizada no dia da festa de São Francisco de Assis. A primeira missa do dia iniciou a programação de encerramento dos festejos do padroeiro da ecologia. As 06h desta terça-feira (04) na paróquia de São Sebastião, bairro Campos, a missa teve a presença marcante dos animais de estimação dos fiéis de São Francisco. A maioria são cachorros e aves. O cuidado e a afetividade com os animais tem como significado o respeito pelo meio ambiente.
Em seguida o presidente da celebração aspergiu os animais para imprimir nas pessoas dedicação pelo planeta. Pois, o homem é o maior degradador no sistema ecológico porque interfere no ecossistema com suas atitudes. A presença dos fiéis católicos é uma forma de enfrentar o desrespeito para com a vida. Eles têm em São Francisco de Assis um modelo de significado e de conduta. A programação de encerramento desta festa será com a procissão às 16h30 e celebração da missa.
Dentro da igreja os católicos rogavam por bênçãos e rendiam homenagens ao padroeiro do meio ambiente. A festa de São Francisco é tradição e um momento importante para o turismo religioso no município de Parnaíba.
Fotos: Daniel Santos