Senadores e deputados federais piauienses levarão os problemas relacionados à distribuição de energia no Piauí ao ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, no dia 19 de março. A audiência está marcada para as 15 horas, no Ministério.
O coordenador interino da Bancada, deputado Jesus Rodrigues (PT), enviou comunicado aos demais parlamentares, informando sobre o compromisso. “Estamos dando prosseguimento à reunião que tivemos com a diretoria da Eletrobras no Piauí, em fevereiro. Nós trataremos das demandas apresentadas na ocasião”, pontuou.
A principal pauta são as deficiências do serviço prestado à população pela Eletrobras-PI, como as constantes quedas de energia e apagões, como o que deixou no escuro vários municípios durante o carnaval deste ano. É quase seis vezes maior a quantidade de tempo que o piauiense fica no escuro em comparação a outros estados. Enquanto em alguns estados a energia falta 8 vezes durante o ano, esse índice chega a 26 no Piauí.
A Bancada pedirá a ampliação da rede básica de distribuição de energia, com a instalação de um ponto em Parnaíba e outro em Paulistana, este já em estudo, além da aceleração do leilão para a construção de pontos em Bom Jesus e Gilbués. Os parlamentares também solicitarão mais recursos para execução do Programa Luz para Todos no estado, além de outros investimentos.