Lançado há uma semana pela Secretaria de Estado da Segurança do Piauí, o aplicativo Depre já apresenta resultados positivos. Em poucos dias funcionando, já foram realizados 4 mil downloads e registradas 700 denúncias no estado do Piauí e Maranhão. O sistema operacional tem o objetivo de ser uma ferramenta a mais para a sociedade piauiense denunciar o tráfico de drogas.
De acordo com o coordenador do Núcleo de Inteligência da Polícia Civil, Alessandro Barreto, o aplicativo vem agregando diversas informações ao trabalho da Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (Depre) e agilizando as operações contra o tráfico de drogas em todo o estado do Piauí. “A Polícia está averiguando todas as informações que estão chegando. A gente não esperava a quantidade de denúncias e donwloads em um curto espaço de tempo, mas isso também é um estímulo para que a gente continue buscando formas de interagir com a população”, disse o delegado.
Para baixar o aplicativo no aparelho celular, basta acessar o play store e buscar “DEPRE”. O programa garante ao denunciante total anonimato, já que não faz o recolhimento de nenhum dado pessoal ou número de telefone. A pessoa vai escolher o município e depois escrever um texto com detalhes da ocorrência.“A denúncia passa por uma filtragem. Quando o crime acontece em Teresina, a Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes fica responsável. No interior, todos os dados são repassados para a delegacia da região em que o crime esteja ocorrendo”, afirma Alessandro Barreto.
Em breve, o aplicativo deve ser expandido e oferecer outras oportunidades da população denunciar crimes em outras áreas de atuação da Polícia. “Nós queremos que a população esteja participando ativamente não só no combate ao tráfico de drogas, como também em outros delitos. O aplicativo mostra que a população quer falar ”, completou o coordenador.
O trabalho policial vem agradando as pessoas que baixaram o aplicativo. Entre as mensagens recebidas pelo Núcleo de Inteligência, um cidadão agradece pela rapidez no combate a mais um ponto de vendas de drogas em Teresina. “Sei que o aplicativo é de denúncia, mas quero é agradecer pela operação de hoje cedo. Obrigado a cada policial que esteve aqui e desbaratou essa boca de fumo”, disse o denunciante.
O programa foi desenvolvido pelo delegado Alessandro Barreto e o agente de polícia Marden Lincon, em cooperação com o delegado Everton Férrer e a agente Rafaella Barbosa, todos integrantes da Polícia Civil. Neste primeiro momento, o aplicativo está liberado para sistema Android e em breve será disponibilizado também para IOS.
Fonte: CCom