Arte em madeira exporta esculturas de Parnaíba e valoriza o regionalismo
O talho em madeira através da arte do escultor traz a forma e o cotidiano de sua gente. Esta realidade na forma da arte na madeira é bastante valorizada nos grandes centros do país e internacionalmente. Por serem obra de arte em peças exclusivas, isso traz caracteres regionais e valor agregado. Com isso há também o enaltecimento da cultura de nossa região do litoral do Piauí. “Com essa pandemia eu achei que agente como escultor artista estaria em crise; mas o contrário, os meus clientes não me abandonaram, a gente tem clientes no Brasil todo”, disse Antônio Carlos.
As peças mais requisitadas são de arte santeira, pois associam a beleza do trabalho do escultor junto às crenças religiosas das diversas pessoas. Peças como estas são encomendadas para as belas igrejas do sudeste. “É um trabalho que a gente faz e é um trabalho reconhecido por que no meu caso em mantenho minha família com este trabalho”, esclareceu Guilherme Santos.
Peças decorativas capazes de compor ambientes com estilo e estória são importantes também na composição da cultura regional de Parnaíba que é privilegiada com mentes criativas e mãos habilidosas.
Parnaíba tem grandes nomes da escultura em madeira como os mestres Guilherme Santos e Antônio Carlos, aos quais visitamos para apreciar a beleza de suas obras, que expressam potencial da arte em Parnaíba, cuja projeção é o mundo.