A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) concluiu levantamento do número de profissionais de saúde que vão receber a terceira dose da vacina contra a Covid no Piauí. São 95.273 profissionais que devem receber o reforço. 

 

Segundo a Coordenadora de Imunização da Sesapi, Bárbara Pinheiro, o Estado vai enviar pelo menos 53 mil doses para as Regionais de Saúde até sexta-feira (08) com este objetivo. A logística de vacinação a partir daí fica a cargo das secretarias municipais de saúde. 

 

“O reforço segue as mesmas regras dos outros grupos e a aplicação só está liberada para aqueles que completaram o regime de imunização há pelo menos seis meses. No caso das pessoas com baixa imunidade (imunossuprimidos), é preciso ter tomado a segunda dose há pelo menos 28 dias”, explica Bárbara.

 

Assim como nos outros grupos, o imunizante recomendado para aplicação da terceira dose é o da Pfizer-BioNTech. Em caso de indisponibilidade, a orientação é usar o da AstraZeneca ou o da Janssen. A vacinação só é considerada completa após a pessoa receber duas doses da vacina, no caso da AstraZeneca, Coronavac e Pfizer, ou dose única, no caso da Janssen.

 

Para o secretário Florentino Neto, o Piauí tem avançado na vacinação da população. “Estamos avançando graças à vontade do piauiense de ficar protegido contra essa doenças”, enfatiza o gestor. No Piauí, já temos 33,86% da população completamente imunizada.

 

Fonte: MeioNorte