Candidato Assis Carvalho sendo entrevistado no Jornal da Costa Norte. (Foto: Kairo Amaral)
Candidato Assis Carvalho sendo entrevistado no Jornal da Costa Norte. (Foto: Kairo Amaral)

Dando continuidade a primeira rodada de entrevistas com os candidatos que buscam uma das vagas na Câmara Federal, o Jornal da Costa Norte recebeu na edição desta segunda-feira (01/09), o candidato a deputado federal Assis Carvalho (PT), da coligação “A vitória com a força do povo”.

Seguindo a mesma linha de perguntas realizadas aos outros candidatos, a jornalista Carol Porto iniciou a entrevista pedindo para que o candidato a deputado federal pelo PT realizasse uma avaliação da atual conjuntura política brasileira, onde mostra a candidata a Presidente da República, Marina Silva (PSB), despontando nas pesquisas eleitorais. Chegando, inclusive, a empatar tecnicamente com a principal adversária, a petista Dilma Rousseff.

“Uma pesquisa retrata um momento. Acredito que a comoção do povo brasileiro com a morte de Eduardo Campos contribuiu muito para o avanço de Marina Silva, embora ela já tenha uma força própria. Acreditamos que a eleição para presidente vá para o segundo turno, com a Dilma e a Marina. Nesta segunda etapa iremos fazer um confronto de projetos, e acredito que o Brasil não irá deixar de lado um projeto que já conhece e confia”, ponderou o candidato a deputado federal Assis Carvalho.

assis_carvalho02

Com relação as suas propostas para a saúde pública, principalmente para a região norte do Estado, Assis Carvalho afirmou que até o final de 2014 o projeto de federalização do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) estará concluído. Segundo o candidato, a entrega do hospital para ser administrado pelo Governo Federal, com a transformação de um Hospital Universitário, traria mais resolutividade e recursos ao HEDA.

assis_carvalho03

“Aqui em Parnaíba, possuo grandes amigos e busco trabalhar por esta cidade. Na época que fui Secretário, fiz a UTI do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde funcionar muito bem. Infelizmente, a resolutividade do HEDA voltou para a estaca zero. O nosso papel agora está voltado para federalizar o hospital, e acredito que até o final deste ano já estaremos com esse projeto finalizado. Ajudamos na implantação do curso de medicina no campus de Parnaíba da Universidade Federal do Piauí, e o HEDA federalizado irá ajudar muito neste avanço da saúde. Para isso, já mantivemos contato com o reitor da UFPI e com os Ministérios da Educação e Saúde”, explicou.

Para o candidato, é preciso também que seja implantado um centro de oncologia em Parnaíba. Segundo ele, não se pode aceitar uma pessoa sair do litoral para se tratar em Teresina. O petista Assis Carvalho também citou que em um futuro próximo os parnaibanos poderão contar com um Centro de Referência da Mulher, integrado a “Rede Cegonha”. Na oportunidade, o candidato também falou de educação.

assis_carvalho04

“O Pronatec tem sido o diferencial da presidenta Dilma. E nós como deputado federal estamos sempre assegurando recursos para esses projetos da qualificação técnica. O meu foco principal é intensificar os investimentos no ensino superior. Na rede pública por exemplo, queremos fortalecer a UESPI (Universidade Estadual do Piauí) visando levar mais pessoas para o mercado de trabalho”, afirmou Assis Carvalho.

Nas considerações finais, o candidato lembrou que aprovou emenda parlamentar para a construção do Calçadão da Cultura, na Beira Rio, em Parnaíba. Assis Carvalho também agradeceu o carinho dos parnaibanos e reafirmou o compromisso de lutar pelo desenvolvimento do Piauí.

assis_carvalho05

“Estou colocando mais uma vez o meu nome a disposição para todo o Piauí, apenas para não começar a fazer agora, mas para continuar fazendo o que já faço, que é lutando muito pelo meu Estado”, concluiu.

O candidato Assis Carvalho (PT) foi o segundo nesta rodada de entrevistas na TV Costa Norte (canal 4), que já esteve à participação do candidato Heráclito Fortes (PSB) da coligação “Piauí no Coração”. A produção do JCN está entrando em contato com a assessoria das demais coligações para indicarem um candidato para falar com o telespectador parnaibano, sempre com o mesmo tempo que os outros, conforme determina a legislação eleitoral.

assis_carvalho06

assis_carvalho07

Por Kairo Amaral