No dia 28 de janeiro de 2010 foi fundada a Associação dos Pais e Amigos dos Surdos, em Parnaíba, a instituição que é mantida através da ajuda de associados comemorou ontem (29) à noite os dois anos de existência junto às representações políticas e de instituições, como a UFPI e a APAE, os portadores de deficiência auditiva e familiares.

A presidente da APAS, Lindalva de Souza, relata que apesar das dificuldades, inclusive um local fixo para a associação, já obtiveram muitas conquistas e tem muitos projetos para este ano.

A APAS defende o direito dos deficientes auditivos em se comunicar livremente em todos os departamentos sociais seja na família, escola ou trabalho. O professor Magal, também associado, falou do momento em que percebeu a necessidade de alguém olhar para essas pessoas, que muitas vezes são excluídas da sociedade.

Florentino Neto, vice-prefeito estava presente e ressaltou a importância da divulgação da Língua de Sinais. Essa divulgação deve partir de todos, inclusive da própria imprensa na busca de informar sobre a segunda língua brasileira, a libras.

A LIBRAS é uma forma particular dos surdos e deficientes auditivos se comunicarem com sua família e com todos.  E Aderlane Duarte fala que não é difícil, basta querer aprender, ela que tem três irmãos surdos e é professora da educação especial.