I Encontro de Negócios em Parnaíba (Foto: Larissa Gomes)

O I Encontro de Negócios da Zona de Processamento de Exportação de Parnaíba aconteceu na manhã desta quinta-feira (28). Durante o evento o empresariado pode conhecer as vantagens de se instalar na iniciativa de Parnaíba e acompanhar a instalação das ZPEs no Brasil, no Ceará e em Parnaíba.

O presidente da Companhia Administradora da ZPE Parnaíba, Mirocles Veras, apresentou ao público do I Encontro de Negócios as vantagens locacionais do município, os benefícios oferecidos para as empresas que se instalarão no empreendimento. “A ZPE Parnaíba será um indutor de desenvolvimento para o Estado, irá gerar emprego, renda e avanço técnico e tecnológico”, destacou.

O secretário executivo do Conselho Nacional de ZPEs, Gustavo Fontenele, destacou o papel de vanguarda da Parnaíba que se encontra em um estágio avançado de instalação em comparação com outras ZPEs do Brasil. “Há alguns anos tínhamos uma visão de futuro da ZPE Parnaíba, hoje temos uma visão de presente, estamos vendo as coisas acontecerem, avançarem e se concretizarem”, frisou.

No I Encontro, o público pôde também conhecer a experiência da ZPE Ceará através da palestra do seu presidente, César Ribeiro. Ele apresentou o cronograma, como está operando atualmente e a expectativa de desenvolvimento que a instalação da Zona de Processamento de Exportação trará para o Ceará.

A previsão para a ZPE Parnaíba entrar em operação é 2014. Atualmente, existem duas empresas com projetos de instalação industrial aprovados pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, a Vegeflora e a DK Frutas, ambas do Grupo Centroflora, O Governo do Estado está investindo mais de R$ 15 milhões neste empreendimento que irá mudar o perfil econômico da região Norte.

Estiveram presentes ao evento, o vice-governador, Zé Filho, a deputada Juliana Moraes Souza, secretário executivo do Conselho Nacional de ZPEs, Gustavo Sabóia; o presidente da Associação Brasileira de ZPEs, Helson Braga e o presidente da ZPE Ceará, César Ribeiro, o  diretor de assuntos econômicos da Fiepi, Freitas Neto e o prefeito de Parnaíba, Florentino Neto.

Fonte: CCom