Aulas presenciais são autorizadas, mas professores mantêm greve da Rede Estadual
Após apreciação crítica do Comitê de Operações Emergenciais (COE) de combate a Covid-19 foi liberado o retorno das aulas presenciais no Estado do Piauí. O município de Parnaíba já vem trabalhando o ensino em sala de aula, conforme a Secretaria de Educação se programou.
As aulas presenciais já são realidade no município de Parnaíba desde o início de fevereiro. Segundo a Secretaria de Educação a modalidade híbrida será adotada em turmas com maior número de estudantes para cumprir com o distanciamento social, frente à pandemia.
Já as escolas no ensino estadual estiveram num impasse quanto ao retorno das aulas presenciais na rede de ensino do Piauí; pois a previsão de retorno era para o início de fevereiro, mas um recente surto de Covid-19 e Influenza fez com que com o retorno fosse adiado com fins de segurança sanitária e para o avanço das vacinações contra a Covid-19 em crianças.
Greve dos Professores
Mesmo com a liberação do coe para o retorno das aulas presencias no estado, os professores da rede estadual do Piauí encontram-se de greve por tempo por tempo indeterminado. A categoria cobra pagamentos dos reajustes salariais de 2019 de 4,17%; o reajuste de 2020 no valor 12,84% e deste ano de 2022 de 33,24%. Para reforçar a decisão, a categoria vai realização uma manifestação nesta quinta-feira, dia 03 de março, no pátio da secretaria estadual de educação, às oito horas da manhã. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação, regional Parnaíba, informou a TV Costa Norte que a greve iniciada, na semana passada, vai ser mantida. O sindicato em Parnaíba vai comunicar aos pais e alunos sobre a decisão para esclarecer os motivos da greve e as insatisfações da categoria, que motivaram o movimento de greve.