A Conferência Municipal de Juventude tratou dos avanços, desafios, perspectivas de futuro, na manhã desta sexta-feira (13/05) no Centro de Educação Estadual Profissional Petrônio Portela. A finalidade está em construir um Plano Estadual de Juventude com vistas em políticas públicas. “Estamos realizando conferências em todos os municípios do Estado do Piauí com intuito de construir o novo plano da juventude, estamos ouvindo as propostas para construir os planos municipais de juventude, colocando o jovem como sujeito de desenvolvimento do seu município”, informou Vicente Gomes, coordenador estadual da Juventude do Piauí.

Esta é uma etapa de percepção e acolhimento das necessidades da juventude para intervenções futuras através de políticas públicas. A empregabilidade e a educação são necessidades primeiras da juventude, realidade sentida nos encontros. “O grande desafio da juventude é o mercado de trabalho, é o acesso ao trabalho, a violência é muito discutida, ao acesso a educação, a assistência estudantil”, destacou Gomes.

Para assegurar mais assertividade nas decisões com relação às necessidades da juventude, requer a participação dos jovens neste processo. As lideranças juvenis são essenciais. Momento foi de ouvir a juventude para acolher suas necessidades.

 

Através dos encontros, são promovidas a qualificação e a ampliação da participação da juventude na formulação e no controle das políticas públicas voltadas aos jovens. Posterior a isto, saindo das etapas municipais, será revisado o Plano Estadual da Juventude.