período mais quente do ano no Piauí, conhecido como ‘B-R-O bró‘, que prevê baixa umidade no estado e temperaturas de até 39º, nesse ano irá apresentar ventos mais fortes. A estimativa é de que os ventos alcancem até 60km/h, principalmente ao norte do Piauí.

De acordo com a meteorologista Sônia Feitosa, durante a época mais seca, a densidade do ar se torna maior. Ela explicou que, com a chegada da noite e a ausência de calor irradiada pelo sol durante o dia, há um resfriamento que promove uma mudança na pressão atmosférica, propiciando ventos mais fortes.

“A previsão é que nos próximos dias, conforme a temperatura aumente, os ventos também venham a aumentar. Mas não são ventos de tempestades, são ventos mais gostosos e frescos”, explicou a meteorologista.

A meteorologista alerta que, com a chegada dos ventos nos próximos dias, é preciso ter cuidado com as queimadas em pastos de vegetação seca e com o uso do fogo, para evitar acidentes. “Cuidados simples, como até evitar restos de cigarro no chão. Com os ventos acentuados, pequenas faíscas podem provocar grandes incêndios”, alertou Sônia Feitosa.

Cuidados durante o ‘B-R-Ó-bró’

Por conta da baixa umidade e de temperaturas mais altas, é necessário que as pessoas busquem constante hidratação. Entre os principais cuidados listados por Sônia, é importante fazer ingestão de líquidos várias vezes ao dia, principalmente para idosos e crianças.

Durante o período de calor intenso nos últimos meses do ano, o céu costuma ficar descoberto de nuvens, causando mais exposição dos raios solares na superfície terrestre, tornando a radiação ultravioleta ainda mais forte.

“É um momento que devemos nos abrigar para nos protegermos do sol, usar roupas mais leves e compridas e fazer uso do protetor solar sempre”, recomendou Sônia.

Chuva do caju

Produção de caju no Piauí — Foto: Catarina Costa/G1

Produção de caju no Piauí — Foto: Catarina Costa/G1

Nesta época do ano acontece a tão festejada “chuva do caju”, esperada por agricultores em todo o estado para dar continuidade as plantações durante o período mais quente do ano. Sônia explica que ainda em setembro podem acontecer chuvas fortes.

“Setembro é o mês mais quente, mas não significa que não vai ocorrer chuvas. Vai acontecer, e com certeza, são chuvas com ventos mais fortes e eventuais tempestades”, informou a meteorologista Sônia.

Fonte: G1/PI