Uma Base de Segurança Comunitária tem reforçado as estratégias de prevenção e enfrentamento à violência, através do 27º Batalhão de Polícia Militar Montserrat, em Parnaíba, litoral do Piauí. A exemplo da expressão da criminalidade no Bairro João XXIII, frente à violência, o que reforçou ainda mais a presença policial.

A Base de Segurança Comunitária é instalada temporariamente em locais estratégicos, prestando apoio aos cidadãos, enquanto as demais guarnições militares saturam o bairro com rondas ostensivas e abordagens com a finalidade de identificar indícios de criminalidade. Portanto, uma maior aproximação com os cidadãos.

Segundo o tenente coronel Danilo Palhano, comandante do 27º Batalhão Polícia Militar do Piauí, a Base de Segurança Comunitária também é importante para ações de apoio de serviços, junto aos cidadãos, através de parcerias institucionais. A presença policial militar mais contundente é importante na segurança especialmente em áreas sensíveis de criminalidade em Parnaíba.