Plantio de milho feito por agricultores familiares no município de Açailândia, no Maranhão (Foto: Divulgação)
Plantio de milho feito por agricultores familiares no município de Açailândia, no Maranhão (Foto: Divulgação)

Matopiba é fronteira agrícola formada por MA, TO, PI e BA. No dia 1º, japoneses vão visitar empreendimentos do agronegócio.

Na segunda-feira (29), Brasil e Japão assinam um acordo de cooperação que vai permitir investimentos dos japoneses na região do Matopiba, nova fronteira agrícola formada por partes do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia que e se destaca pela produção de soja, milho e algodão.

No dia 1º de março, os japoneses vão visitar empreendimentos do agronegócio, segundo informou o Ministério da Agricultura.

A assinatura do acordo será feita durante o “Diálogo Empresarial Brasil-Japão: intercâmbio Econômico e Comercial em Agricultura e Alimentos”, que contará com a ministra Kátia Abreu e o vice-ministro de Assuntos Internacionais do Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, Hiromichi Matsushima.

Paralelamente ao diálogo empresarial, haverá uma reunião bilateral sobre assuntos sanitários e fitossanitários. Outra novidade é o anúncio da criação da Frente Municipalista dos Prefeitos da Região de Matopiba, de acordo com o ministério.

Fonte: G1/Piauí