Dados do Censo, coletados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta sexta-feira (2) mostraram que o Brasil possui mais estabelecimentos religiosos do que a soma de saúde e educação. Ao todo, são 579,9 mil templos contra 264,4 mil instituições de ensino e 247,5 mil postos de saúde.

O estudo tem como objetivo responder a questionamentos sobre onde está a população brasileira e embasar políticas públicas.

Templos religiosos

Levando em consideração cidades com mais de 200 mil habitantes, o estado do Rio de Janeiro é o que possui a maior proporção de estabelecimentos religiosos. Dos dez municípios com as maiores presenças de estabelecimentos religiosos em relação à população, oito ficam no estado carioca.

➡️Leia também: Existe um jeito certo de fazer cocô? Veja o que diz especialista

O Censo classifica como estabelecimento religiosos igrejas, templos, sinagogas, centros espíritas, terreiros e outros.

Os dados do IBGE apenas mostram o números de cada estabelecimento e não explicam os motivos para cidades terem mais templos do que hospitais e escolas.

Instituições de saúde

Já o estado de São Paulo lidera em relação a hospitais. Das dez cidades com maior presença desses endereços relacionados a saúde ante a população, nove ficam no estado paulista.

Por outro lado, em relação a municípios com mais de 200 mil habitantes, São José de Ribamar, no Maranhão, tem a menor presença de estabelecimentos de saúde.

O Censo classifica estabelecimentos de saúde como hospitais, postos de saúde e outras unidades de atendimento, públicas ou privadas.

➡️ É grátis! Inscreva-se no canal da Costa Norte no WhatsApp

Na contramão, Mauá, na região metropolitana de São Paulo, possui um enderaço para cada 1.826 habitantes. É a menor presença desses estabelecimentos entre as cidades com 200 mil habitantes ou mais.

O Censo classifica instituições de educação as escolas particulares e públicas, universidades e outras instituições, como creches.

 

Fonte: cultura.uol.com