A virada do ano está chegando e não há como fugir dos barulhos dos fogos de artifício. Quem tem cachorro em casa, sabe que eles são os que mais sofrem com o barulho, alguns até desenvolvem problemas mais sérios. O motivo pelo qual os cães se irritam com o barulho se deve ao fato de terem uma audição bem mais sensível que os humanos, podendo escutar a origem do som em até seis centésimos de segundo e chegando a escutar até 45 mil hertz.

f022b14c-d8bd-440b-baaf-bacc59ee1d0e

A adestradora e especialista em comportamento canino, Maria Lopes dá dicas para amenizar o sofrimento do animal e alerta. “Jamais os deixem presos a correntes, isso pode causar sérios acidentes como ferimentos. Como eles ficam muito agitados no momento isso pode fazer eles se enforcarem dependendo da forma que estiverem presos”, destaca.

Ela sugere ainda, colocar algodão no ouvido do cão ou deixar o animal em um cômodo da casa onde o som seja mais abafado. “Na véspera dos fogos, a gente aconselha ao dono do cão fazer o método do pano chamado “Tellington Touch”, que se baseia na informação de que os animais que possuem esse tipo de pavor, também possuem sensibilidade nas regiões traseiras como patas”, comenta.

Truque do pano

O método Tellington Touch consiste em atar o animal com um pano para que a circulação sanguínea das regiões extremas do corpo seja estimulada, amenizando as tensões localizadas no dorso do animal, diminuindo assim a irritabilidade e estresse do pet.

Fonte: Bruna Sousa / Portal Meio Norte