Cajueiro da Praia suspende visitação turística, transportes e hotéis
A prefeitura de Cajueiro da Praia (PI), cidade que administra a vila de Barra Grande, um dos principais pontos turísticos do Estado, decretou medidas ainda mais restritivas que as do Governo do Estado. Fica proibido o turismo, os transportes coletivos e a abertura de hotéis. A decisão vale até o dia 21 de março.
As medidas atendem às prerrogativas do Decreto Nº 7/2021 do poder municipal. A entrada e saída do município contará com barreiras sanitárias para dar acesso estritamente a moradores da região.
As informações foram divulgadas através das redes sociais da Prefeitura Municipal de Cajueiro da Praia na tarde desta quarta-feira (17).
As medidas são de profilaxia e foram decretadas pelo prefeito Felipe de Carvalho Ribeiro. “Todo o sistema hoteleiro e de transporte coletivo estão com as atividades suspensas, assim como também nosso município está fechado para turistas e visitantes, permitindo a entrada apenas de moradores com endereço comprovado, a partir do dia 18 de março de 2021 até o dia 21 de março de 2021”, disse o comunicado da prefeitura.
Confira a postagem:
Entenda o lockdown em Cajueiro da Praia
Cajueiro da Praia decreta lockdown a partir desta quinta-feira (18). O município, localizado no litoral do Piauí, há 350 quilômetros de distância de Teresina, segue determinações do governo do Estado, com as restrições sanitárias provenientes do Decreto Nº 19.529, de 14 de março de 2021. Porém, devido ao aumento no número de casos confirmados de Covid-19, o Prefeito Felipe Ribeiro, após consultar o Centro de Operações de Emergências – COE do município, decretou medidas mais restritivas de combate à pandemia do novo coronavírus, com lockdown a partir de quinta-feira (18).
Segundo a decisão, o sistema de saúde do litoral se agravou nos últimos dias, chegando ao limite da lotação máxima dos leitos hospitalares. Cajueiro da Praia, que conta com uma população de 8 mil habitantes, vive momento próximo ao de um colapso no sistema público de saúde. A cidade não conta com hospital municipal e, por isso, realiza os atendimentos imediatos de Covid-19, com a triagem dos casos. Os casos mais graves são encaminhados, com atendimento em ambulância, para a cidade de Parnaíba. Porém, a situação também se agravou nos últimos dias.
A maior preocupação do prefeito, bem como de toda a equipe de saúde do município, é com relação ao elevado número de casos registrados nos últimos dias, principalmente, na zona rural e em Barra Grande. No total, Cajueiro da Praia já registrou 591 casos da doença, com 14 óbitos. “Estamos diariamente realizando um trabalho através do sistema busca ativa, na tentativa de descobrir novos casos e assim, evitar uma disseminação mais rápida do vírus. Porém, a população tem que contribuir conosco, evitando sair de casa, evitando aglomerações e seguindo os protocolos sanitários”, afirma a secretária municipal de Saúde, Joara Cunha.
De acordo com o Decreto Municipal n° 07, de 17 de março de 2021, que dispõe sobre o funcionamento de atividades comerciais e novas medidas sanitárias a serem aplicadas a partir do período de 0h do dia 18 de março às 5h da manhã do dia 22 de março de 2021, considerando as ações de enfrentamento da COVID-19, fica proibida a circulação de pessoas nos horários de 21h e 5h da manhã, entre os dias 17 ao dia 22 de março de 2021.
Estabelece, também, a proibição de realização de eventos, festas, serestas, em ambientes fechados ou abertos, promovidos por entes privados ou públicos. As atividades que envolvam aglomeração, incluindo atividades esportivas e socias, estão suspensas. E o decreto destaca, também, que a revogação de todos os alvarás já expedidos e sustando a expedição de eventuais alvarás que contenham objeto relativo à realização de eventos/festas em casas de espetáculos, boates, espaços de eventos, casas de shows, auditórios, parques, praias, clubes, balneários, hotéis, pousadas e quaisquer tipos de estabelecimento que promovam atividades festivas, em espaço público ou privado, em ambiente fechado ou aberto, com ou sem venda de ingresso.
A barreira sanitária funcionará periodicamente, no período de 18 de março a 21 de março de 2021, de 7h às 18h, através das equipes da Secretaria Municipal de Saúde, ficando condicionada seu funcionamento a realização de parcerias com órgãos do Poder Público municipal, estadual e federal. A fiscalização da Policia Militar do Piauí estará atuando a fim de evitar a entrada de turistas no município de Cajueiro da Praia, bem como para a paradisíaca praia de Barra Grande. Ressalta-se que os acessos às praias e pontos turísticos da região estão proibidos.
O prefeito de Cajueiro da Praia, Felipe Ribeiro, acredita que as barreiras de acesso ao município conseguirão conter o fluxo anormal de pessoas. “Que fique claro que esta decisão é para salvar vidas. Estamos à beira de um colapso em nosso município e no litoral do Piauí. Isso, de certa forma, também, agrava a situação de outros municípios vizinhos como Luís Correia e Parnaíba que estão registrando um alto número de casos de infecção e óbitos”, disse.
Fonte: Meio Norte