O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, comemorado hoje, foi lembrado durante uma caminhada que saiu pela manhã desta segunda-feira (02/04), da Praça de Santo Antônio, centro de Parnaíba, com destino a Praça da Graça. Na oportunidade foi feito um manifesto alertando a sociedade sobre o Autismo. A caminhada foi organizada pela Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Parnaíba (APAAP), que tem como presidente a senhora Ângela Maria Santos.
O Autismo, também conhecido como Transtornos do Espectro Autista (TEA), corresponde a transtornos que causam problemas no desenvolvimento da linguagem, nos processos de comunicação, na interação e comportamento social. Pelo menos setenta milhões de pessoas são autistas no mundo. Os desafios ainda estão na superação do preconceito, de melhor tratamento e mais políticas públicas.
A data de hoje serve para ajudar a conscientizar a população sobre o Autismo. No Brasil são mais de dois milhões de pessoas com autismo. A realidade exige mais inclusão, pois o s autista são pessoas capazes e muito inteligentes, apesar de suas limitações.
É importante ressaltar que o quanto antes for diagnóstica a criança com autismo, melhor é a convivência em sociedade. Ter filhos autistas exige muito amor e dedicação. Este é o chamamento para a sociedade a fim de que assuma esta causa. O jovem Clemilton Silva é autista afirma que são inteligentes, que podem trabalhar e constituir família.
Por Daniel Santos