A campanha de vacinação antirrábica 2025 segue em andamento em Parnaíba e entra agora em uma nova fase. Depois de começar pela zona rural no dia 22 de setembro, a ação chega à zona urbana com duas etapas programadas para atender cães e gatos da cidade. A primeira será realizada no dia 11 de outubro e a segunda está marcada para 1º de novembro.

Segundo o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Marcos Moisés, nesta primeira etapa a vacinação vai contemplar os bairros Dirceu Arcoverde, Sabiazal, Santa Maria, Piauí, Frei Higino, Rodoviária, Reis Veloso, Nossa Senhora Montserrat (Planalto), Raul Bacelar, Alberto Silva, São Judas Tadeu, João XXIII e Vicente Correia (Caminho do Alvorada), além dos residenciais Dunas, Simplício Dias e Colina da Alvorada.

A meta da campanha é imunizar cerca de 39 mil cães e gatos contra a raiva, doença infecciosa grave e sem cura que pode ser transmitida aos seres humanos. A vacina é indicada para animais com mais de três meses de idade, exceto fêmeas gestantes ou aqueles que estejam debilitados ou em recuperação. A aplicação deve ser feita por um tutor maior de 18 anos, em pontos estratégicos espalhados pela cidade.

Fora do período da campanha, a vacinação continua disponível durante todo o ano no Centro de Controle de Zoonoses. A raiva é causada por um vírus presente na saliva de animais infectados e pode ser transmitida principalmente por mordidas, arranhões ou lambidas em feridas abertas. Cães e gatos domésticos, morcegos e outros mamíferos silvestres estão entre os principais transmissores da doença, que sem prevenção adequada pode levar à morte.