Orientações irão cumprir protocolo de atendimento internacional (Foto:Kalberto Rodrigues/PK)

Soldados do Corpo de Bombeiros e funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) participarão do 1º Curso de Resgaste Veicular do Piauí. A primeira turma, que tem 20 vagas em aberto, iniciará no dia 2 de setembro em Parnaíba e terá duração de uma semana, com aulas nos turnos da manhã, tarde e noite.

Segundo o major Rivelino de Moura, a ideia de ministrar o curso surgiu da própria demanda do estado e visa reduzir o tempo de resgate das vítimas de acidentes automobilísticos e, consequentemente, aumentar suas chances de sobrevivência.

De acordo com Rivelino de Moura, que será o instrutor do curso, atualmente, o Corpo de Bombeiros leva, em média, uma hora para fazer um regaste veicular. “A meta é que com o curso se reduza o tempo destes resgates para 25 minutos”, revela.

O major do Corpo de Bombeiros destaca que o curso será realizado com o mesmo protocolo de atendimento dos padrões internacionais, dos quais ele foi capacitado recentemente nos Estados Unidos.

“Conseguimos firmar parcerias entre os Bombeiros, Estado e Município, o que viabilizou que Parnaíba fosse pioneira neste tipo de trabalho. Isso é importantíssimo tendo em vista o poder de resposta mais rápido que os profissionais da região passarão a ter com o curso, certamente mais vidas serão salvas”, completou Rivelino de Moura acrescentando que, em breve, a capacitação também deve chegar a Teresina.

Fonte: piaui.pi.gov.br