Cerimônia militar alusiva a comemoração do "Dia Internacional dos Mantenedores da Paz"

Nesta quarta-feira (20), a Capitania dos Portos do Piauí realizou Cerimônia Militar, presidida pelo Capitão-de-Corveta (T) Cícero Crisóstomo Neves – Ajudante da Capitania dos Portos, em comemoração ao “Dia Internacional dos Mantenedores da Paz”, em reconhecimento aos integrantes de missões de paz sob a égide da Organização das Nações Unidas (ONU).

Militares e Servidores Civis participaram atentamente à leitura da Mensagem do Excelentíssimo Senhor Almirante-de-Esquadra LUIZ FERNANDO PALMER FONSECA – Comandante de Operações Navais da Marinha do Brasil, alusiva ao dia escolhido para homenagear aqueles que, com bravura, desprendimento e dedicação, cumpriram e cumprem a missão de garantir a manutenção da paz mundial.

As Operações de Paz das Nações Unidas são um instrumento singular e dinâmico, desenvolvido pela ONU para ajudar os países devastados por conflitos a criar condições para alcançar uma paz permanente e duradoura.

O Brasil já participou de mais de trinta Operações de Manutenção de Paz, tendo cedido um efetivo já superior a vinte e quatro mil homens. Integrou operações na África (Congo, Angola, Moçambique, Libéria, Uganda e Sudão), na América Latina e Caribe (El Salvador, Nicarágua, Guatemala e Haiti), na Ásia (Camboja, Timor-Leste e Líbano), na Europa (Chipre e Croácia) e ainda empregou unidades militares formadas em várias Operações, como no Suez (UNEF I), Angola (UNAVEM III), Moçambique (ONUMOZ), Timor-Leste (UNTAET/UNMISET), Haiti (MINUSTAH) e Líbano (UNIFIL).

Atualmente o Brasil é o maior contribuinte de tropas na Missão da ONU para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH). Chefiando a missão desde 2004, o País mantém um contingente de aproximadamente 1.200 militares, com rotação semestral, na qual a Marinha do Brasil se faz presente por meio do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais.

O Almirante-de-Esquadra PALMER deixou registrado seu reconhecimento aos Mantenedores da Paz, integrantes de missões sob a égide da Organização das Nações Unidas, do passado e do presente pela dedicação e comprometimento com essa nobre missão, em prol da paz mundial, exortando que seus exemplos sejam seguidos pelas próximas gerações.

Fonte: Ascom