Conheça as atividades sociais realizadas pelo grupo capoeirança que busca através da interação com o esporte promover a educação comunitária.
Tendo início no ano de 2005, ainda como um projeto social integrado por raticantes de capoeira de grupos distintos, hoje a Associação Cultural Capoeirança conta com cerca de 100 integrantes, que versam entre os públicos jovem adulto e infantil. Além de promover o fortalecimento de vínculos, através da interação e contato com o patrimônio histórico cultural que é a capoeira, também é instrumento de educação.
Os resultados são mais adeptos por princípios de boa conduta e qualidade de vida. A iniciativa exerce trabalhos comunitários em comunidades periféricas de Parnaíba tendo como polo escolas e ambientes públicos. O instrutor Salsicha é um dos precursores da então associação cultural. Segundo ele, houve dificuldades no início do projeto e atualmente o significativo número de adeptos e multiplicadores da ideia comprovam que uma necessidade esta sendo atendida.
O trabalho realizado pelo grupo tem sido referencial para muitas pessoas, chegando ao ponto de incluir famílias inteiras inseridas nas atividades; pois a prática proporciona benefícios que vão além do conhecimento marcial, sendo também fator importante na melhoria da saúde dos praticantes, e que ainda proporciona o contato com a musicalidade ímpar da capoeira.
O servidor público federal Daniel Castro adotou a capoeirança pelo ritmo e atividade física já é praticada por sua família. O estudante Pedro Henrique desde cedo acompanha e participa da iniciativa, bem como colabora com o trabalho, promovendo a ação social e a valorização das raízes étnicas africanas.
A capoeira por si só, engloba luta, música, poesia e artesanato, são diversas formas de arte em uma só prática, que vem trazendo ao Parnaibano, mais alegria mais vida e esperança e em uma ginga desprendida Capoeirança.
Fotos: Pablo Portugal
Por Alexandre César