Casal acusado de envenenar dez pessoas em Parnaíba passa por audiência nesta sexta-feira (05)
A Justiça realiza nesta sexta-feira (5), em Parnaíba, a audiência de instrução e julgamento do casal Francisco de Assis Pereira da Costa e Silva e Maria dos Aflitos Silva, acusados de envenenar dez pessoas — nove da mesma família e uma vizinha. O caso, que chocou o Piauí, envolve oito mortes confirmadas e três tentativas de homicídio qualificado.
A audiência, inicialmente marcada para 30 de julho, foi adiada após pedido da Defensoria Pública. Na época, a defesa de Francisco solicitou um exame de sanidade mental, cujo laudo divulgado nesta semana descartou insanidade. Já os advogados de Maria pediram adiamento por dificuldades no deslocamento dela, que está presa em Teresina, para ser ouvida por videoconferência.
O Ministério Público denunciou o casal por 11 crimes, considerando que uma das vítimas foi alvo de tentativa e, posteriormente, de homicídio. Entre as vítimas estão crianças de 1 a 8 anos, além de filhos e netos de Maria dos Aflitos.
O envenenamento começou a ser investigado em agosto de 2024, quando duas crianças foram internadas com suspeita de intoxicação. Em janeiro deste ano, nove pessoas da família ingeriram arroz contaminado com terbufós, substância altamente tóxica. Cinco delas morreram logo após a refeição e outras precisaram ser hospitalizadas.
Durante as apurações, a polícia apontou contradições nos depoimentos de Francisco e prendeu o casal. Maria chegou a confessar que colocou veneno no café da ex-nora, Maria Jocilene, que morreu dias depois. O processo segue em andamento, e a audiência desta sexta-feira é considerada decisiva para o desfecho judicial do caso.