A curva da evolução da covid-19 no Piauí se tornou quase uma reta em ascendência durante este mês de maio. Com o número de casos duplicando a cada oito dias e o número de confirmações ficando acima dos 120 a cada 24 horas, o Estado aumentou em 669% o número de diagnósticos da doença no intervalo de 30 dias.

 

Os cálculos levam em consideração os números divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) em seus boletins diários. O boletim divulgado no dia 02 de maio, com os números referente ao dia 01 do mês, apontam que o Piauí contabilizava naquele momento 665 casos diagnosticados da covid-19. No último dado publicado na noite de ontem (31), o Estado já chegava a 5.119 casos confirmados.

 

Ao longo do mês de maio, a quantidade de casos de covid-19 registrados no Piauí se multiplicou por sete. E o aumento vertiginoso não se concentra apenas nos dados de confirmações. Os números de óbitos também deram um salto considerável: em 02 de maio, o Piauí tinha 26 mortes causadas pelo coronavírus. Na noite de ontem (31), já eram 168. O aumento foi de 546% em um mês. É como se em maio, o total de óbitos por covid-19 no Estado tivesse multiplicado por seis.

 


Comparativo entre o primeiro boletim divulgado em maio e o último – Foto: Reprodução/Sesapi

 

Um levantamento da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Painel da Covid-19 no Brasil já havia apontado que a cada uma semana, o Piauí vinha dobrando o número de casos confirmados de covid-19 e que a cada 12 dias, os números de óbitos duplicam. A expectativa do Comitê Gestor de Crise do Estado é de que em junho, o Piauí chegasse ao pico da pandemia conforme as projeções.

 

Vale lembrar que no atual momento, o Piauí possui apenas 33,2% dos leitos de UTI disponíveis para tratamento de covid e que a ocupação dos leitos com respiradores já está na casa dos 58% em todo o Estado. Pelo menos 158 municípios piauienses já possuem registros da doença.

 

Internações mais que dobraram

 

Ainda segundo o comparativo entre o primeiro boletim do mês de maio e o último, ficou constatado que o número de internações de pacientes com covid-19 no Piauí dobrou. Em 02 de maio, eram 205 piauienses ocupando leitos de hospitais com a doença e no dia de ontem (31), esse total chegou a 507. As internações mais graves, ou seja, aquelas em UTI, subiram 169%, saindo de 65 no começo do mês e chegando a 175 no último dia de maio.

 

Fonte: Portal O Dia