CELEBRIDADE

 

Vitor de Athayde Couto

O RATO E A MONTANHA

A montanha pariu um rato. No dia seguinte pariu uma rata. O casal de roedores pariu dez ratinhos, depois cem, mais mil e um milhão, sem parar. Veio a peste e matou meia humanidade. Mesmo assim, as pessoas que restaram teimam em repetir que a montanha pariu um rato. E só enxergam a montanha, mesmo cercados de ratos por todos os lados.

O RATO E O NAVIO

Após um mês meditando, disse o rato gaiato no navio:

– Bora! Tá na hora! Um, dois, três e…

E todos pularam e se afogaram com os bolsos cheios de barras de ouro.

O RATO E O REI

Para combater os ratos do castelo, milicianos mercenários jogaram agrotóxico do agronegócio na roupa do Rei Raul. Todavia, quem morreu foi o rei. Vida longa aos ratos!

O TRIGUE                                                                                                                                                                                       Sob os gritos do gato tigrado, o triste tigre trigueiro intrigado trigava o trigo integral no trigal trigonométrico das três tigresas tropicalistas tricampeãs.

O ROLÉ

O galo cearense chamou a galinha conterrânea pro rolé, mas ela estava choca e respondeu:

– Meuzóvo, macho!

AFE!

Mais vale duas aves sobrevoando do que uma na mão. Ave na mão é crime ambiental e pode dar multa.

DESCULPA NUNCA FALTA

Colaram na traseira do ônibus urbano a foto de um homem passeando na calçada com seu cachorro, onde se lê: “O cocô é do dono!”

Uma pedestre idosa aponta pro cartaz e pergunta:

– O senhor não vai juntar e jogar no lixo?

O homem responde tão calmo quanto atualizado no vocabulário midiático:

– Não, senhora, não sou mais dono. Agora sou tutor.

CAMINHOS CRUZADOS

Quando nossos caminhos se cruzam, a luz do meu olhar encontra a luz do seu olhar; daí eu reduzo a velocidade e pisco pedindo luz baixa. Mas você ignora o nosso código de conduta e não atende. Prossigo ofuscado no meu velho fusca. Quem mandou eu ser pobre?

A ESTRELA DA MANHÃ

Quando contemplo o Sol da manhã vejo apenas uma estrela nascendo no horizonte. Mas tem gente que acredita tratar-se de um novo dia. Já o pôr do Sol, não passa de uma estrela de baby doll cor-de-rosa indo dormir, deitada na linha do horizonte. Pois num é que tem um monte de carioca doido de pedra? Todos são tarados e nem disfarçam. Ficam horas sentados sobre as pedras, na beira do mar, espionando a estrela de baby doll enquanto ela escova os cabelos. Depois que a estrela se recolhe e desaparece, todos batem palmas pedindo bis.

CELEBRIDADE

Por ter mania de perseguição, o influencer desmonetizado não gosta de seguidores.

___________________________________________________________________________________________

Ouça o texto narrado pelo autor: