Amistoso entre Parnahyba Master e seleção Piauense Master (Foto: Valdênia Santos)

Muitos nomes ainda presentes no coração e na mente de torcedores fanáticos pelo Tubarão se reuniram na manhã desta quarta-feira (01/05), no Estádio Municipal de Parnaíba, para festejar o centenário do Parnahyba Sport Clube, o time mais antigo do futebol piauiense. O jogo festivo entre Parnahyba Master e seleção Piauiense Master terminou empate, 1 a 1, em clima de confraternização.

A história do Parnahyba começa ainda no ano de 1913, muitos dos que fizeram parte dessa história integraram a seleção Master do Parnahyba, que jogou com a seleção Piauiense Master, composta por ex atletas de Teresina e organizada pela AGAPI – Associação de Garantia aos Atletas Profissionais do Piauí, sediada na capital e representada em Parnaíba por Paulo Portela, ex jogador do Tubarão e organizador do evento. “Procuramos a diretoria do Parnahyba e fomos informados que não haveria comemoração do centenário, pois o time está passando por dificuldades, então eu e dois amigos, em nome da AGAPI, organizamos essa confraternização,” comentou Paulo, em tom de satisfação por ter reunido os melhores ex-atletas do futebol piauiense para festejar o centenário do Parnahyba.

Além dos ex-atletas, ex e atuais dirigentes do clube e autoridades se fizeram presentes. Alguns até se ariscaram a bater uma bolinha. O senador Wellington Dias, integrou a seleção Piauiense. O deputado estadual Tererê vestiu a camisa do Tubarão e jogou no segundo tempo.

O prefeito de Parnaíba, Florentino Neto e alguns vereadores também prestigiaram a comemoração, já que o Parnahyba leva o nome da cidade e é uma forma de divulgar o município.  “A partir do mês de junho, o estádio municipal será reformado”, ressaltou Florentino. O deputado federal Paes Landim, sempre presente nos eventos de Parnaíba, também comemorou centenário do Tubarão.

Os jogadores quem compõem a atual equipe o Parnahyba não compareceram na comemoração de 100 anos do clube e deixaram de prestigiar àqueles que um dia fizeram do Parnahyba um nome respeitado no futebol nacional, principalmente no Nordeste. O presidente Zé Lima, chegou já no segundo tempo do jogo.

Atualmente o clube enfrenta problemas financeiros que vem refletindo em sua atuação em campo. Em 2012, o Tubarão foi campeão Piauiense, este ano, o time ainda disputa, no domingo (05/05), uma vaga para final. Na Copa do Brasil, o clube foi eliminado na primeira fase, mostrando que a realidade do futebol em nossa cidade ainda é de time amador. Mas apesar de todas as dificuldades, hoje, o clima é de festa para os apaixonados pelo Parnahyba.