O esporte piauiense começa a mostrar os primeiros reflexos do sucesso da judoca Sarah Menezes. Em solenidade realizada na manhã de hoje, no Palácio de Karnac, o governador Wilson Martins e a própria atleta assinaram a ordem de serviço para a construção do Centro de Lutas que leva o nome da campeã olímpica. O projeto é uma realização da Secretaria Estadual de Educação e Cultura (Seduc) e visa atender crianças e jovens da rede pública de ensino.

“Eu só tenho a agradecer e parabenizar o esforço de todos que fizeram esse projeto virar realidade. Fico feliz por essa iniciativa porque além da prática esportiva, muitos jovens se afastam do submundo das drogas. Esse é o grande objetivo disso tudo”, comentou Sarah Menezes.

A obra será construída na Praça das Palmeiras, no Bairro Saci e terá uma área construída de 1343,51 m². Todo o projeto ficou orçado em torno de R$ 840 mil com execução da construtora Padrão, empresa que ganhou a licitação. O centro terá recepção, sala para atendimento de fisioterapia e psicólogo, refeitório, depósitos e banheiros adaptados. O espaço terá ambientes de Judô, Taekwondo e greco-romana.

O Governador Wilson Martins exaltou a representatividade de Sarah para o esporte local e fez questão de dizer que o projeto veio no embalo das conquistas da judoca. “A Sarah é um símbolo da nossa juventude, nossa garra e luta. Nós estamos sim nos aproveitando dela , mas no bom sentido. Esse projeto é arrojado e nada melhor do que alinhar a educação ao esporte, que é a sua principal finalidade”, completou o Wilson Martins.

Para nós é motivo de muita satisfação poder contribuir para o esporte local dessa maneira. O projeto foi todo idealizado pelo Governo do Estado e pretende não só construir futuros campeões como também, formas cidadãos com base nos estudos. Esse é um dos maiores projetos voltados para o esporte nessa área”, disse Átila Lira, secretário da Seduc.

 Também estiveram presentes no evento, Danys Queiroz, presidente da Federação Piauiense de Judô e Expedito Falcão, professor de Sarah e coordenador do projeto. “O centro será ao lado da escola que estudei o primário e o ginásio. Eu sou oriundo do Saci, o que me deixa mais contente ainda. Isso me faz ter mais prazer em trabalhar e que seja o primeiro passo para o crescimento do nosso esporte como um todo”, disse Expedito, em discurso durante a apresentação.

Fonte: Portal O Dia