Os beneficiários do Programa Bolsa Família que ainda não fizeram o recadastramento no benefício têm até o dia 16 de janeiro para realizá-lo. De acordo com a coordenadoria estadual do programa, em todo o Piauí, aproximadamente 14 mil famílias ainda não fizeram o recadastramento do Bolsa Família. Só em Teresina, até o mês de novembro do ano passado, três mil famílias ainda não tinham feito a atualização do cadastro.
Segundo o coordenador Estadual do Programa Bolsa Família no Piauí, Roberto Oliveira, as famílias têm até o dia 16 de janeiro para realizarem a atualização do cadastro no Programa. “O Governo Federal, por diversos motivos, prorrogou o prazo para que essas famílias possam estar resolvendo as pendências com o Cadastro Único”, disse.
Ainda de acordo com Roberto Oliveira, as famílias que não fizerem o recadastramento podem perder benefícios como cadastro no programa Minha Casa Minha Vida, isenção de taxas em concursos públicos, tarifas sociais como descontos da energia elétrica, e outros programas sociais ofertados pelo Governo Federal.
“É importante a gente falar que o Cadastro Único serve não só para o Bolsa Família, mas um cadastro para todos os programas do governo. Então ele serve também não só para os programas sociais, mas para que a gente possa fazer planejamento de políticas públicas para essas famílias. Por isso, as famílias precisam informar as suas necessidades porque a partir desse cadastro a gente também elabora políticas e programas para que venham atender às demandas da população”, ressaltou.
Para fazer o recadastramento no programa, basta ir até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) portando as originais e cópias dos documentos pessoais. “A gente orienta a todas as famílias que possam estar levando a documentação pessoal, como identidade, CPF, carteira de trabalho, comprovante de residência, para atualizar os seus dados no CRAS mais próximo da sua residência”, disse o coordenador.
Fonte: G1/PI