01

Nos próximos capítulos de “Velho Chico”, Cícero (Marcos Palmeira) trancará Tereza (Camila Pitanga) num depósito e irá atrás de Santo (Domingos Montagner) para matá-lo.

Tudo começará depois que os rivais disputarem uma pega de boi. O agricultor vencerá o duelo e ganhará o animal como troféu. Ele dará de presente para Tereza e deixará o jagunço irado, remoendo a derrota. A filha de Afrânio (Antonio Fagundes) notará que o amigo está estranho e conversará com ele:

– Posso saber o que está acontecendo? Que você está estranho assim desde a pega do boi…

– Minhas estranhezas não são de ontem, não, têm é muito tempo. Desde quando você começou a dar intimidade àquele amaldiçoado!

– Cícero, olha para mim. Esse amaldiçoado é o amor da minha vida, Cícero! – dirá Tereza, fazendo o jagunço chorar. – Meu amor por você é muito grande, Cícero, mas é um amor de irmão.

Dias depois, para piorar, o filho de Doninha (Suely Bispo) flagrará a amada com Santo e decidirá matar o rival. O jagunço trancará a filha do Saruê num depósito e irá atrás do agricultor, pegando-o desprevenido. O braço-direito do coronel apontará a arma e dirá:

– Não preciso nem de motivo para lhe matar.

– Não estou falando de motivo, estou perguntando se vamos resolver isso como macho ou se você vai me matar feito um mofino, escondido atrás de uma arma – provocará o presidente da cooperativa.

Cícero, então, sentirá o espírito do pai, Clemente (Julio Machado), incentivando-o a acabar com a vida do rival. Ele ficará nervoso e Santo seguirá tentando desestabilizá-lo:

– Faça o mando de seu dono que se esconde atrás de você, como você se esconde atrás dessa arma.

– Estou aqui por mando de ninguém, não! Estou aqui é por amor! – revelará ele.

– Nós dividimos esse sentimento, e eu sei a dor que ele traz. Senti essa raiva que você está sentindo agora, sei o quanto que dói. Por isso, não te julgo por quereer me matar. Talvez, no seu lugar, eu ia querer o mesmo.

Cada vez mais incentivado pelo espírito, Cícero finalmente vai atirar, mas, na verdade, errará a mira de propósito:

– Sua alma estava encomendada há muito tempo, Santo dos Anjos. Te matar foi tudo que mais quis nessa vida. E errei meus caminhos esperando esse dia chegar, mas, se eu te matar agora, é porque você está certo, e é porque seu amor por Tereza era maior que o meu. E isso ele não é! Vou suspendeer sua jura de morte enquanto você fizer Maria Tereza feliz.

O jagunço voltará ao depósito para libertar Tereza, que terá certeza de que Santo morreu. Cícero contará o que ocorreu e levará tapas da mãe de Miguel (Gabriel Leone).

Fonte: Kogut