Motoristas tiveram CNH e CRLV apreendidos (Foto:Kalberto Rodrigues)

A Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran) divulgou o balanço da Operação de Fim de Ano, que foi realizada nas cidades de Teresina e Luís Correia. Os dados demonstram redução do número de acidentes ocorridos entre os dias 20 e 31 de dezembro de 2013, quando se compara às estatísticas registradas no mesmo período do ano anterior.

No litoral piauiense, os policiais da Ciptran abordaram 659 carros e 78 motocicletas. Desta amostragem, 81 resultaram em autuações por infração de trânsito, quatro apreensões de Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) e uma apreensão de Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

De acordo com o major Adriano de Lucena, dos testes de alcoolemia realizados em Luís Correia, 31 deram negativo e apenas uma pessoa se recusou a fazer o teste. Nenhum motorista foi flagrado dirigindo bêbado. Armas de fogo também não foram apreendidas e não houve ainda nenhum registro de roubo de veículos na região.

“Desde 2011, nós não registramos acidentes de trânsito na área litorânea, que é de responsabilidade do Estado, neste período de festas de final de ano. Este dado positivo é resultado da fiscalização, que é reforçada nesta época. Nossos policiais militares ficam na cidade atuando nos três turnos, manhã, tarde e noite, e isso contribui para a ordem e segurança pública dos turistas e moradores da região”, destaca.

Já em Teresina, a Ciptran registrou, de 20 a 31 de dezembro de 2013, a ocorrência de 98 acidentes de trânsito; deste total, 54 foram com vítimas e uma pessoa veio a falecer. Segundo o major Lucena, o número de acidentes foi menor que o registrado, em 2012, quando 100 acidentes ocorreram nesta época do ano deixando três vítimas fatais.

“O que nós percebemos é que quando a fiscalização é reforçada, nestes feriados mais prolongados, o número de acidentes de trânsito tende a cair, por isso, que neste fim de ano houve redução neste segmento. Enquanto que, quando pegamos o número total de acidentes ocorridos ao longo de 2013, observamos que houve um aumento de mais de 1.000 acidentes em relação aos registros do ano anterior. Diante destes dados, concluímos que, no trânsito, uma mudança mais imediata só ocorre quando se reforça a fiscalização e a repressão das infrações”, pondera.

Na capital piauiense, também foram realizados 91 testes de alcoolemia, sendo que 13 deram positivo, 3 pessoas se recusaram a fazer o teste e 2 pessoas passaram por exames clínicos. Deste universo, 18 motoristas foram punidos com auto de infração e 13 foram conduzidos ao distrito policial.

Fonte: CCom