Empresários piauienses, por meio do Sistema Fecomércio, realizaram almoço na manhã desta segunda-feira (28) com a presença do senador Ciro Nogueira (Progressistas-PI) com o objetivo de apresentar uma série de reivindicações, que, de acordo com a classe, vem prejudicando o desenvolvimento empresarial no Estado. O encontro aconteceu no Salão Nobre do Prédio Agostinho Pinto, no centro da capital.

ciro e valdeci

A carta com as demandas foi entregue a Ciro Nogueira pelo presidente do Sistema Fecomércio, Valdeci Cavalcante, e defende, entre outros pontos, a manutenção da reforma trabalhista, que para os empresários tem como principal característica a valorização da negociação coletiva. “Trata-se de uma lei moderna, que amplia os horizontes do capital e trabalho visando estabelecer condições e segurança jurídica para uma boa relação de labor entre empregado e empregador”, comentou Valdeci Cavalcante.

Durante o encontro, os empresários apresentaram suas dificuldades pessoalmente, como a alta carga tributária e a burocracia exagerada. A insegurança jurídica, dificuldade de acesso ao crédito e a falta de segurança do Estado também foram pontos levantados pelos presentes.  “O empresariado brasileiro vem sofrendo com uma das maiores crises da história do país, em um momento extremamente desfavorável à atividade empresarial e empreendedora”, diz trecho da carta entregue ao parlamentar.

Para o diretor regional do Serviço Social do Comércio – SESC, Campelo Filho, presente no encontro, as demandas apresentas são justas e precisam ser ouvidas para o bom desenvolvimento do Estado. “Ouvir reclames da classe é importante para o crescimento do país, para de definir que ações precisam ser feitas. Não há dúvidas que o Piauí é um estado que precisa de recursos e acredito que este encontro será muito proveitoso para a classe que precisa de medidas urgentes”, pontuou.

O segmento empresarial do Piauí reivindica a Reforma Previdenciária, sobretudo no que se refere ao custeio e benefícios da Previdência Social, Reforma Tributária, onde o Brasil tem uma das mais elevadas do planeta, com mais de 60 tributos incidentes em todas as esferas (município, estados e União), Sistema Integrado de Segurança Pública, além da modernização do Código de Processo Penal para que a sociedade tenha a clareza da punição devida aos criminosos.

Participaram do encontro ainda, a vice-governador, Margarete Coelho, o presidente da Federação das Indústrias do Piauí – FIEPI, Zé Filho, o deputado federal, Júlio Cesar, o deputado estadual, Júlio Arcoverde e o vereador Aluísio Sampaio.

Fonte: ASCOM