CNH Social vai beneficiar famílias de baixa renda em Parnaíba
A conquista da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) continua sendo um desafio para muitas famílias brasileiras, principalmente pelo alto custo do processo. Para mudar essa realidade, programas sociais já oferecem o documento gratuitamente em diferentes estados. Em Parnaíba, o benefício ainda está em fase de implantação, mas gera expectativa entre a população.
De acordo com a diretora da 1ª Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) de Parnaíba, Maria da Luz, o Piauí já aderiu ao programa do Governo Federal e, neste momento, o sistema passa por ajustes técnicos.
“No dia 12 de agosto, era para que todos os estados, os Detrans estaduais, aderissem ao programa do Governo Federal de CNH Social. Então, o nosso estado já aderiu a esse programa e agora a gente está na etapa de cadastramento de autoescolas, clínicas, fazer todo o processo de inclusão dos serviços dentro dessa plataforma do Cadastro Único, para que a gente possa iniciar o processo de inscrições”, explica.
Segundo Maria da Luz, ainda não há uma data confirmada para o início das inscrições.
“A data ainda das inscrições para a CNH Social será divulgada posteriormente, porque a gente ainda está arrumando, digamos, a casa para poder divulgar uma data específica para começar as inscrições”, afirmou.
A diretora reforçou a importância de os interessados manterem seus dados atualizados no Cadastro Único.
“Eu solicito que as pessoas façam a sua atualização. Veja lá, você tanto pode ser o titular, como pode ser o dependente, mas é importante que você esteja com o seu Cadastro Único atualizado”, orienta.
Maria da Luz destacou ainda que todos os custos serão assumidos pelo programa.
“Todos os encargos, tudo será pago pelo programa, tanto os exames médicos, como psicológico, as autoescolas, as aulas teóricas e as práticas, todas as taxas do Detran e, por fim, a emissão da CNH. Tudo dentro do programa da CNH Social”, detalhou.
CNH Social Estudantil
Além da versão tradicional, Parnaíba também vai receber o programa CNH Social Estudantil, voltado a alunos da rede pública.
“Os alunos, junto às instituições de ensino, já estão fazendo as suas inscrições e, em breve, as aulas já vão começar. Já está bem adiantada essa questão da CNH Social Estudantil. Eles podem procurar a secretaria da sua escola para se informar melhor”, disse a diretora.
No caso estudantil, podem participar jovens do 3º ano do ensino médio e alunos matriculados no EJA (Educação de Jovens e Adultos). As aulas ocorrerão nas próprias escolas, e os participantes precisam ter 18 anos completos para realizar a prova prática.
Com as iniciativas, a expectativa é de que a habilitação deixe de ser um privilégio e se torne um direito, ampliando a acessibilidade e a segurança no trânsito.
Parnaíba terá novos leitos de saúde mental no Hospital Dirceu Arcoverde