O Judô ainda parece figurar no topo dos principais esportes no estado do Piauí.Prova disso é que, mesmo vivendo um período sem grandes resultados (exceto com Sarah Menezes), a modalidade agora terá sua força expandida para o litoral. Isso porque o Projeto Superação realizado pela Ajef (Associação de Judô Expedito Falcão) terá um ‘braço’ em Parnaíba a partir desse segundo semestre. Encabeçado pelo professor Expedito e por Sarah, a extensão do projeto visa levar o esporte a regiões do estado que tenham grande potencial, mas que não tem a devida estrutura para o seu exercício.

Sucesso em Teresina, o Superação atende dezenas de crianças provenientes do ensino público e ao longo dos últimos anos conseguiu formar vários judocas campeões. De olho em conseguir novos adeptos e jovens promessas, o projeto chega à cidade parnaibana com a melhor das expectativas e tentando também colocar o litoral como novo polo na modalidade.

– Vemos que o judô é um esporte a nível nacional e mundial com vários resultados para o Piauí, mas os locais de ensino concentram-se basicamente em Teresina. Só existe um local fora da capital que existe a prática de judô sistemático (em Floriano com o professor Nilo Carvalho). Devido a essa carência de poucas cidades terem aula de judô, a Ajef achou oportuna a expansão do esporte para outras cidades, já que o Piauí é um estado tão grande e carente na prática esportiva – disse Expedito Falcão.

A ida do projeto para o litoral será viabilizada através de uma parceria firmada entre a Ajef e Prefeitura de Parnaíba. O acordo foi feito no último dia 18 e terá o pontapé inicial em setembro, quando a campeão olímpica e idealizadora do Superação vai até a cidade praiana para a entrega das medalhas nos Jogos Municipais.

A ideia inicial é que sejam atendidas mais de 50 crianças e adolescentes da rede pública de ensino e terá como exigência para participar apenas o bom rendimento escolar. Não haverá cobrança de mensalidade e todo o material, incluindo quimonos e faixas, será gratuito.

– Nosso maior objetivo será primeiramente formar cidadãos. Queremos implementar uma cultura de modelo esportivo de alto nível em Parnaíba, mudar a mentalidade dos jovens com a ajuda do esporte. Quem sabe com isso não descobrimos um futuro campeão no litoral? Muitos precisam apenas de uma oportunidade, e isso iremos oferecer agora – comentou o professor Expedito.

O Projeto Superação em Parnaíba será comandado pelo professor Daniel Christian, judoca graduado e oficial da Polícia Militar. As primeiras atividades devem acontecer a partir da segunda quinzena do mês de setembro.

Fonte: Globo Esporte