Na véspera da reapresentação, o Flamengo deixou acertada a contratação de maior peso até agora para a equipe que vai disputar a Libertadores. O apoiador Elano, que estava no Grêmio, é o principal reforço do time que começa hoje a pré-temporada. O clube gaúcho, que tinha a intenção de negociar o atleta, não impôs dificuldades e aceitou dividir com o Rubro-Negro o salário do jogador, que ganha R$ 500 mil em Porto Alegre.
Elano é esperado ainda nesta quarta no Rio para acertar os últimos detalhes e assinar o contrato de empréstimo por um ano. Só então ele será anunciado e apresentado oficialmente pela diretoria rubro-negra. A operação será semelhante à que trouxe o atacante Marcelo Moreno no ano passado. Naquela ocasião, o Grêmio também aceitou dividir os custos mensais com o jogador.
Com 32 anos, o volante estava na reserva do Grêmio desde a metade do ano passado. O então técnico Renato Gaúcho só o escalava no segundo tempo das partidas. Apesar disso, traz consigo uma experiência considerável de participações na competição continental, da qual sagrou-se campeão em 2011, quando estava no Santos.
Com o veterano, o Flamengo tenta suprir a anunciada perda de Elias e aumenta o seu leque de jogadores com experiência em Libertadores. Além de Elano, Felipe, Leo Moura, Chicão, André Santos e Carlos Eduardo conhecem as dificuldades do torneio. De quebra, ainda minimizou a falta de contratações de impacto para a disputa da competição. Até o início do dia de ontem, o meia Éverton, ex-Atlético-PR, era a única novidade.
Nas últimas décadas, em todos os anos de participação na Libertadores (2002, 2007, 2008, 2010 e 2012) o clube anunciou ao menos um reforço de nome. Mesmo em 2002, quando o clube menos investiu em reforços, os meias Juninho Paulista e Leonardo foram anunciados.
No entanto, a realidade do Flamengo continua sendo a de pés no chão. A diretoria não vai gastar muito em contratações. A espinha dorsal já está formada — e contará com Hernane e companhia.
Flamengo nas últimas Libertadores:
2012
Reforços: Vagner Love, Gonzalez, Magal e Itamar.
Juntaram-se a: Felipe, Leo Moura, Renato Abreu, Ronaldinho e Deivid.
2010
Reforços: Vagner Love, Fernando, Rodrigo Alvim e Michael.
Juntaram-se a: Bruno, Leo Moura, Juan, Willians, Petkovic e Adriano.
2008
Reforços: Diego Tardelli, Kleberson, Marcinho, Gavillán e Éder.
Juntaram-se a: Bruno, Leo Moura, Juan, Ibson e Obina.
2007
Reforços: Juninho Paulista, Roni, Souza, Claiton, Moisés, Irineu, Jaílton e Gerson Magrão.
Juntaram-se a: Bruno, Leo Moura, Juan, Renato Abreu, Renato Augusto, Ibson, Obina.
2002
Reforços: Juninho Paulista e Leonardo.
Juntaram-se a: Julio Cesar e Petkovic.
Fonte: Extra