r4d1454063790Na noite de hoje (29), tem início o Campeonato Piauiense 2016. A competição, vai ter como participantes o Caiçara, Cori- Sabbá, Flamengo, Parnahyba, Piauí, River, Picos e o Altos. Todos eles brigam pelo título de campeão piauiense e vagas nos campeonatos nacionais. O formato de disputa se mantém nos mesmos moldes do ano passado: jogos de turno e returno, semifinais e final (ida e volta). Caso times diferentes vençam os turnos, o campeão será definido em uma grande final (ida e volta).

Com a extinção da Copa Piauí do calendário da Federação de Futebol do Piauí (FFP), o Estadual 2016 passou a ter uma importância maior para os clubes. O campeão e o vice do Piauiense vão garantir vagas na Copa do Brasil 2017 e na Copa do Nordeste 2017. O campeão também vai conquistar o direito de disputar o Campeonato Brasileiro da Série D do Brasileiro 2016 e 2017 – exceto o River, no caso vaga fica para o vice-campeão.

O Campeonato Piauiense desse ano vai ter 68 jogos. Mas, se houver necessidade de uma grande final entre os vencedores do primeiro e segundo turno, esse número chega a 70. A competição deve terminar no dia 15 de maio. Uma das novidades é que este ano os dois clubes com a menor quantidade de pontos somando os dois turnos no campeonato serão rebaixados para a Segunda Divisão. Três jogos que abrem a rodada acontecem hoje: Altos x Caiçara, às 18h. Piauí x Picos, às 20h, ambos no Albertão e Cori-Sabbá e Flamengo, em Floriano. No domingo River e Parnahyba se enfrentem fechando a rodada.

Altos x Caiçara

A partida que a abre o Piauiense desse ano acontece entre Altos e Caiçara. Sem “casa”, o Altos vai mandar o jogo Estádio Albertão, já que o Felipão passa por reparos. Essa é somente mais uma das dificuldades passada pelo grupo Altoense nessa prétemporada. O time de Nivaldo Lancuna treinou durante todo esse mês em um clube de Teresina, mas se apresentou após os rivais e não fez jogos amistosos. No Caiçara, o treinador Carlos Negretti também optou por começar o campeonato sem jogos treinos e apostou em um grupo todo de “forasteiros” para vestir a camisa do Leão neste ano. A intenção é surpreender, assim como em 2015 quando chegou às semifinais do Estadual. A partida entre Altos e Caiçara acontece hoje (29), às 18h, no Estádio Albertão.

Piauí x Picos

O jogo que dá sequência a rodada em Teresina acontece entre Piauí e Picos, às 20h. De um lado, o Piauí que chega tímido para disputa do campeonato esse ano. Do outro, o bem estruturado Picos, retornando com um título de vice-campeão da 2ª divisão e bastante reforçado.

O Piauí não fez grandes contratações e aposta nos garotos da base para esse Piauiense, com um time com média de 22 anos. Já o Picos manteve uma boa base do elenco de 2015 e contratou jogadores experientes que tem no currículo competições nacionais. O jogo entre Piauí x Picos acontece hoje, ás 20h, no Estádio Albertão.

Cori-Sabbá x Flamengo

Na rodada de abertura, a única partida fora da capital acontece entre Cori- Sabbá e Picos. A equipe do Sul do estado retorna ao piauiense após uma licença de dois anos. Este ano a Águia de Floriano vem sob o comando do treinador Humberto Santana e teve pouquíssimos dias de preparação, pois se apresentou no dia 11 de janeiro e utilizou a primeira semana para testes com atletas da região. Boa parte do grupo veio de fora do estado.

Já o Flamengo de Athirson Mazolli é uma das equipes que detém maior expectativa na competição. O time tem no elenco alguns nomes de boa rodagem no futebol nacional e está com quase um mês e preparação. Para essa primeira rodada o treinador da Raposa não poderá contar com todos os seus jogadores já que nem todos estão regularizados no BID. A partida entre Cori-Sabbá e Flamengo acontece hoje, às 20h, no Estádio Tibério Nunes, em Floriano.

Fonte: O Dia