Desde o início do ano letivo, a Associação dos Estudantes Parnaibanos (Acep), começou a expedição das carteirinhas estudantis. O documento dá direito aos estudantes a 50% não só em transportes coletivos, mas também em eventos a nível cultural.
No entanto se o organizador do evento impedir o estudante de ter o desconto, é recomendável que ele se dirija a ACEP ou até mesmo ao órgão de proteção ao consumido, o Procon. É necessário registrar uma queixa, pois o estudante precisa exercer seus direitos, inclusive perante os transportes coletivos.
De acordo com o Presidente da Acep João Batista, cerca de 40 mil estudantes possuem a carteirinha. “É interessante que o aluno tire sua carteirinha até o fim de maio que é o tempo hábil”, recomenda Batista.
A estudante Luana da Silva, pela primeira vez está tirando sua carteira de estudante. Para ela a carteirinha traz muitos benefícios, inclusive nas passagens dos transportes coletivos “Acho importante porque a passagem da Van é muito cara, e ficar pagando o preço normal, fica muito pesado pra gente o ano todo, mesmo com o vale transporte , os cobradores cobram uma parcela equivalente ao preço normal.”
O dinheiro arrecadado com as vendas das carteirinhas é remetido a eventos para os próprios estudantes da cidade e também na manutenção da entidade.
Documentos necessários
› Declaração do colégio
› Foto 3X4
› Valor da Carteirinha
Algumas escolas já enviam o relatório dos alunos, então nesse caso não é necessário a Declaração do Colégio.