Há alguns sintomas e sinais que podem te ajudar a identificar se você foi vítima de algum ataque e se seu aparelho foi hackeado:

Itens novos que você não reconhece no seu celular: verifique se há algo no seu aparelho que não deveria estar nele, desde aplicativos que você não baixou, mensagens que você não enviou, compras que você não fez, ligações estranhas e tudo que saia do normal ou que você não consiga identificar.

Celular muito lento, mais do que o normal: já que muitos malwares usam muitos recursos de memória, isso vai tornar seu aparelho mais lento e pode diminuir consideravelmente o desempenho dele.

Dados de internet móvel acabando rápido demais: mesmo sem usar tantos recursos, seu plano de dados é consumido rapidamente, isso pode ser um sinal de uma invasão. Muitos vírus usam a conexão do seu aparelho para executar atividades online, e isso acaba esgotando seu pacote de dados móveis.

Comportamentos estranhos no seu aparelho: reiniciar sozinho, desligar mesmo com a bateria cheia e sem aviso prévio ou não conseguir carregar o sistema são alguns sinais que indicam que ele foi infectado.

Exibição constante de pop-ups: este é um sintoma clássico de infecção em celulares. Se estiver recebendo essas várias janelinhas irritantes com anúncios, há uma boa chance de você ser vítima de adwares.

Aplicativos deixando de funcionar: se seus programas não funcionam mais como antes, ou se seu celular fica congelado ao acessá-los, talvez um malware esteja ocupando toda a capacidade do seu aparelho.

Site com aparência diferente: claro que algumas páginas sofrem alterações em seu layout, mas se muitos sites aparentarem alterações em pouco tempo, suspeite. Seu celular pode estar hackeado.

Celular esquentando com frequência: é normal que seu aparelho esquente um pouco durante períodos de uso intenso, com streaming de vídeos ou jogos online. Mas se você notar que ele fica quente ao menor uso, isso pode indicar problemas com vírus.

O que fazer se seu celular foi hackeado?

Caso perceba que seu aparelho sofreu um ataque de hackers, siga os seguintes passos:

Altere todas as suas senhas, desde as das redes sociais até as da sua conta bancária. Invista em combinações totalmente novas e difíceis de serem adivinhadas para maior segurança.

Faça uma varredura no aparelho usando um programa antimalware de confiança. Isso ajudará você a detectar e remover quaisquer aplicações e processos maliciosos que estejam sendo executados.

Desligue os dados móveis e o Wi-Fi quando não precisar da internet. Muitos vírus necessitam de uma conexão ativa para suas atividades. Além disso, a estratégia evita que aplicativos infectados gastem seu pacote de dados.

Desinstale todos os aplicativos suspeitos. Caso não encontre nada evidentemente suspeito, é aconselhável excluir os programas instalados imediatamente antes que os problemas surjam.

Avise seus contatos sobre uma possível invasão. É comum que vírus usem o celular da vítima para espalhar mensagens e arquivos maliciosos aos contatos do aparelho.

Faça uma restauração de fábrica. Caso os problemas ainda persistam depois de todos esses passos, proceda com a restauração do celular. Isso vai apagar todos os arquivos do aparelho e, assim, livrá-lo de qualquer tipo de vírus.

Após essas etapas, seu dispositivo estará livre de ameaças, mas ainda será importante dedicar atenção à prevenção de novas infecções.

Fonte: Nord VPN