O Portal Costa Norte divulgou nesta semana a reportagem sobre o Posto de Policiamento Ostensivo do bairro São José em Parnaíba, que se encontra desativado. O local está sendo usado como ponto de prostituição e uso de drogas. A comunidade vive assustada e clama por providências imediatas.
Em virtude da realidade do bairro, principalmente em relação ao uso de drogas, a comunidade se esforça para fazer o que está em seu alcance. Nesta sexta-feira (25) alunos, pais e professores da Escola José Narcísio fizeram uma caminhada pelas ruas para sensibilizar os moradores sobre a importância da prevenção ao uso das drogas. Os alunos saíram carregando faixas e distribuindo panfletos.
Matéria relacionada:
PPO do bairro São José vira local de uso de drogas e prostituição
A ação faz parte do Projeto Mais Educação desenvolvido na escola, uma parceria do Governo Estadual e o Governo Federal. O projeto proporciona as crianças e adolescentes atividades durante todo o dia, ocupando-as e dando oportunidades novas de cultura, lazer e educação.
De acordo com a coordenadora do projeto na Escola José Narcísio, Valdenísia Costa, trabalhar o tema com os alunos é de grande relevância para a comunidade, apesar de não ser fácil lidar com famílias que já estão muito envolvidos com as drogas. “Alguns desses alunos são usuários e chegam a repassar para os companheiros”, comentou.
Em meio às dificuldades enfrentadas, as atividades tem tido algum efeito pelo menos por meio da participação dos estudantes usuários de drogas nas palestras. Anteriormente, alunos e pais participaram de palestras e oficinas sobre as causas e os efeitos das drogas. O projeto de prevenção continua em outras escolas, mantido através de parcerias e a culminância de todas as atividades acontecerá no dia 9 de dezembro no Instituto Superior de Ensino Antonino Freire – ISEAF.