Agentes de saúde em reunião com a coordenação da campanha em Parnaíba. Foto: Daniel Santos

Evitar a circulação do vírus da raiva nos animais de estimação é parte principal da campanha de vacinação anti-rábica 2011. Agentes de saúde e o coordenador da campanha no litoral, Carlos Barros, estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira (25) no auditório da prefeitura de Parnaíba para traçar estratégias de atuação.

Na região do litoral piauiense deverão ser vacinados aproximadamente 28 mil animais. O dia “D” é 10 de dezembro. Os animais ficarão imunes por um ano. O alerta é que a abrangência de vacinações seja ampla porque dois municípios vizinhos foram notificados com casos de raiva.

A meta estabelecida é de 80% de vacinações, em Parnaíba a pretensão é fechar os 100%. Na zona rural são 6.400 animais e na urbana são 22 mil. Dados epidemiológicos indicam a circulação do vírus em várias espécies de animais, o que aumenta o risco da doença para a população. Os animais devem ser vacinados a partir dos três meses de idade. A imunidade será estabelecida no organismo a partir dos 21 dias após a vacinação. A ação todos os anos protege os animais e serve para erradicar a raiva.