A 3ª Conferência Estadual de Juventude, com tema As várias formas de mudar o Piauí, será lançada nesta segunda-feira, (16), às 11h, no Palácio de Karnak, com a presença do governador Wellington Dias; do coordenador Estadual da Juventude, Deolindo Moura; representantes da Secretaria Nacional e do Conselho Nacional da Juventude entre outras organizações.

De acordo com o assessor especial da Cojuv, Eduardo Alemão, a conferência é um espaço que dá voz aos jovens e fortalece a relação entre governo e sociedade, além de assegurar maior efetividade na formulação, execução e controle das políticas públicas voltadas à juventude.

Até o dia deste evento, a ser realizado em outubro, acontece uma fase preparatória que contará com oito etapas regionais envolvendo os onze territórios piauienses, além de vários encontros municipais, que envolvem desde conferências livres e virtuais, mostras artísticas, culturais e tecnológicas.

“Através dos encontros, são promovidas a qualificação e a ampliação da participação dos jovens na formulação e no controle das políticas públicas voltadas para a juventude. A conferência estadual é uma forma de unir as vozes das redes e das ruas. Revisaremos o Plano Estadual da Juventude, observando os resultados já obtidos e as novas demandas para o protagonismo dos jovens, além de ser um importante passo para a Conferência Nacional, que acontecerá no mês de novembro, em Brasília”, explica.

Conferência Nacional da Juventude

A 3ª Conferência Nacional, com o tema: As várias formas de mudar o Brasil, vai debater o Plano Nacional de Juventude, com diretrizes e metas para os próximos dez anos. Nas duas conferências anteriores, a primeira realizada em 2008 e a segunda em 2011, participaram mais de 800 mil jovens do Brasil e de 14 países da América do Sul, África, América do Norte e Europa, ampliando o diálogo entre governos e sociedade civil. A aprovação da PEC da Juventude, do Estatuto da Juventude e o Plano Juventude Viva são resultados concretos das edições anteriores.

Fonte: CCom