Veja como você pode ajudar as suas funções cerebrais com um exercício conhecido como ginástica para o cérebro

Você sabia que o cérebro é uma parte do corpo que também deve ser exercitada, assim como qualquer musculatura? Isso porque ele precisa receber estímulos para que suas funções estejam cada vez mais eficiente, promovendo habilidades essenciais para o organismo.

O que é ginástica para o cérebro?

A ginástica cerebral é baseada na neurociência, tendo conceito de neuroplasticidade cerebral. Assim, é a capacidade do cérebro em se modificar conforme os estímulos que ele recebe.

Ou seja, o cérebro humano consegue se adequar de acordo com os estímulos, podendo melhorar suas atividades.

Dessa forma, quanto maior e mais ativa for a conexão entre os neurônios, mais fortalecida será suas reservas cognitiva e, com isso, melhor será sua longevidade.

Por isso, a ginástico para o cérebro faz com que o órgão saia da zona de conforto, interagindo com as novidades, desafios e variedades constante que acontecem, fortalecendo e ampliando as redes de conexão. Com isso, você aumenta sua capacidade de aprender coisas novas.

Basicamente, essa área da neurociência, faz com que o sistema nervoso consiga mudar, fazendo adaptações estruturais e funcionais de acordo com o que lhe apresentado. Assim, passa a aumentar o desenvolvimento neuronal quando está diante de novas experiências.

Quais exercícios para o cérebro possa fazer em casa?

Qualquer atividade que você faça e estimule o cérebro, fazendo com que seja forçado a pensar é uma ginástica favorável para suas funções. Por isso, é interessante manter alguns hábitos diários, como:

ler muito, pois a leitura faz seu cérebro se concentrar nas palavras, adquirindo mais adaptação às novas informações que são repassadas;

jogar damas, xadrez ou qualquer outro jogo que estimule o raciocínio lógico;

mudar o percurso para atividades rotineiras, como ir por um caminho diferente cada vez que for à padaria ou supermercado;

fazer neuróbica, que nada mais é que pegar texto com letras ao contrário ou embaralhadas;

escrever ou praticar qualquer ação com mão não dominante;

escolher o que vestir, como roupa, sapato ou acessórios sem olhar para as peças;

mudar a localização dos objetos pessoais para fazer com que seu cérebro procure e pense onde possa estar.

Esses e outros exercícios para o cérebro potencializa a capacidade cognitiva, fazendo com que você tenha melhoras significativas na concentração e no raciocínio lógico. Além disso, ajudar a melhorar a memória, a criatividade, a autoestima, a coordenação motora, a perseverança e a forma de como suas atividades cerebrais agem diante dos problemas.

A ginástica para o cérebro é uma oportunidade de você melhorar todas as funções do órgão, sendo um aliado para uma vida mais saudável. Mas é importante ressaltar que em casos de doenças, é importante sempre ter orientação de um médico.

Fonte: Metlife