Chegou a época do ano mais animada do Brasil, o Carnaval, e tem turista que aproveita o período momesco para curtir o feriadão prolongado longe da folia. No Piauí, o turista encontra opções de destinos tranquilos, com roteiros que incluem praias, cachoeiras, gastronomia, história, cultura e muito mais.

Para quem gosta de colocar o pé na areia e tomar aquela água de coco na beira do mar, o litoral do estado é uma ótima escolha. Os quatro municípios que compõem a região – Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia – abrigam belíssimas praias, como a da Pedra do Sal, Atalaia, Coqueiro, Maramar, Macapá, Arrombado, Peito de Moça e a famosa praia de Barra Grande.

Ainda na região, é possível se refrescar na Lagoa do Portinho e se aventurar pelos Lençóis Piauienses e ainda conhecer o exuberante Delta do Parnaíba, considerado o maior das Américas. A rica e deliciosa gastronomia local também é destaque, apresentando pratos à base de frutos do mar e peixes.

41cbac40-96ca-46aa-9296-6237b6481814.jpg

Quando o assunto é ecoturismo, com destaque para as cachoeiras, o Piauí não está para brincadeira. São mais de 20 opções distribuídas por todo o estado para aproveitar bastante. Entre elas estão as cachoeiras da Campeira, Formosa, Tingidor, Santo Antônio, Furnas, Tombador, Urubu e Urubu-Rei, sendo a última perene, com água o ano inteiro.

Cachoeira do Urubu Rei Pedro II.jpg
Cachoeira do Urubu Rei – Pedro II (Foto: Thiago Amaral)

Os parques nacionais, como o de Sete Cidades, Serra da Capivara e Serra das Confusões, também são ótimos atrativos turísticos para conhecer durante o feriadão. Esses espaços abrigam formações rochosas espetaculares e sítios arqueológicos repletos de simbolismo e história.

Parna Sete Cidades 5.jpg
Parque Nacional de Sete Cidades (Foto: Thiago Amaral)
large_AMRL_0677_c827b5d05d.jpeg
Parque Nacional Serra da Capivara (Foto: Thiago Amaral)

Já os cânions do Poti e do Viana são opções de lazer para aqueles que querem vivenciar experiências únicas. Esses atrativos são verdadeiros cenários de filme com paisagens surreais e de tirar o fôlego.

Cultura, história e fé

Para os turistas que preferem destinos com vertente cultural e histórica, a dica é a cidade de Amarante, que respira música e poesia, e possui museus, escadaria e mirante com belíssima vista panorâmica. Ademais, é possível conhecer o Quilombo do Mimbó, na zona rural do município, que conserva anos de muita tradição e resistência.

amarante_5.png
Amarante (Foto: Paulo Barros)

Outra dica da Setur é Oeiras, a primeira capital do estado, que se destaca por sua charmosa e histórica arquitetura, que expressa fé e devoção. Não é à toa que é reconhecida como a Capital da Fé.

Na cidade, turistas têm acesso a um roteiro religioso que inclui o Museu de Arte Sacra (MAS), o Mirante do Morro do Leme e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória, considerada a mais antiga do Piauí.

oeiras_7.png
Igreja matriz de Nossa Senhora das Vitórias em Oeiras.

Fonte: CCOM