jogos-olimpicos-2016O maior evento esportivo mundial vai deixar seus ares pelo Piauí. Saindo da Grécia e percorrendo estados brasileiros, a Tocha Olímpica já tem seus carregadores e cidades do Piauí garantidas. A intenção da circulação da Tocha Olímpica pelos estados do Brasil é que haja um envolvimento de todo o país pelos Jogos Olímpicos de 2016. No Piauí, as cidades de Parnaíba, Piracuruca, Piripiri, Altos, Campo Maior e Teresina recebem, no dia 10 de junho, a visita da Tocha. Há ainda a possibilidade de inclusão do município de São Raimundo Nonato, berço do homem americano, na programação. A tocha será carregada por ex-atletas, atletas e personalidades regionais.

Foram divulgados na quarta-feira (24) o nome dos selecionados para carregar a chama pelas cidades do Piauí. A seleção foi feita através de indicações de terceiros e foi julgada por uma Comissão de Seleção do Rio 2016. A lista contém 9 carregadores, são eles: Jose Artur Nogueira, atleta do parabadminton piauiense, Fabrício Escórcio Benevides, Francisca Laise dos Santos Lima, 4 vezes campeã brasileira de parabadminton, Aldacinete da Costa e Silva, ex-atleta de basquetebol, Aldecy Pinheiro de Moura, atleta amador, Lucimar Santos, ex-atleta da natação, Ravy Carvalho, atleta de Crossfit, Olivia Pinho, atleta faixa preta de Taekwondo e Marco Antônio Alves Matos.

Ao todo, a Tocha Olímpica vai percorrer 329 cidades, espalhadas pelas cinco regiões do país. A Chama Olímpica é um importante símbolo na historia dos Jogos Olímpicos. O ponto mais alto da tocha representa o Sol. As montanhas, o mar e o chão da Calçada de Ipanema estão representados em seu corpo. Faltam 196 para o inicio dos Jogos Olímpicos 2016.

Fonte: Jornal da Parnaíba